Campanha de doação de sangue no Metropolitano vai beneficiar mais de 70 pacientes

Em uma Caravana Solidária com 24 profissionais, HMUE contribui para a manutenção do estoque do sangue do Hemopa

Profissionais do Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE), em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém, participaram na tarde de segunda-feira (20) da Caravana Solidária alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue, celebrado em novembro. A mobilização, em parceria com a Fundação Hemopa, contou com a participação de 24 voluntários, resultando em 18 coletas de sangue, que vão beneficiar 72 pacientes internados na rede hospitalar.

Com o tema “Hemopa e você mantendo sorrisos”, a programação convocou instituições parceiras, públicas e privadas, para a gincana da doação de sangue, a fim de manter a regularidade do banco de sangue qu abastece a hemorrede do Pará.

Ao agradecer aos profissionais da unidade que doaram sangue e aos organizadores, o diretor Assistencial do Hospital Metropolitano, Clóvis Guse, disse que a doação de sangue é o ato mais genuíno de amor e compaixão ao próximo. “Ninguém espera ver um familiar em um leito de hospital, necessitando de transfusão. Mas isso pode acontecer. É fundamental compartilhar o bem e demonstrar amor ao próximo dessa forma simples: doando sangue”, enfatizou.

“É muito importante que as pessoas compareçam e se tornem doadoras espontaneamente. Quem não souber como fazer, pode procurar qualquer unidade do Hemopa para tirar dúvidas e atuar positivamente na vida de alguém que está precisando”, acrescentou o gestor.

Incentivo – Jennifer Mota, que atua como fisioterapeuta no HMUE, realizou sua primeira doação de sangue. “Todas as pessoas precisam ter essa sensação, que é doar um pouco de si para outra pessoa. Essa foi uma ótima iniciativa do Metropolitano. Sabemos que somos referência para traumas complexos. É muito importante esse incentivo”, disse a fisioterapeuta.

Para a assistente social da Fundação Hemopa, Marcela Ribeiro da Silva, a Semana Nacional dos Doadores Voluntários de Sangue visa chamar a atenção da sociedade e aumentar as parcerias de incentivo à doação de sangue, como a do HMUE. “Essa campanha vai impactar positivamente no estoque de sangue para o atendimento transfusional, especialmente o Metropolitano, que é referência na assistência em traumas. A única forma de atender esses pacientes é doando sangue a todos que necessitam de transfusão para sobreviver”, frisou Marcela Ribeiro da Silva.

Critérios para doar
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Apresentar documento de identidade original, com foto e assinado;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Pontos de coleta de sangue
Hemocentro Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18 h, e no sábado, das 7h30 às 17 h.
Contato: 0800 280 8118.

Unidade do Shopping Castanheira – na Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira – em frente à entrada do Shopping Castanheira.

Unidade de coleta no Shopping Metrópole – Rodovia BR-316, nº 4.500, KM-04, no Coqueiro, em Ananindeua.

Hemocentro Castanhal – novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h. Fone: 3412-4400 (geral) / 3412-4404 (serviço social).

Hemocentro de Santarém – Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31, no Bairro Aeroporto Velho. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h. Fone: (93) 3524-7550.

Hemocentro de Marabá – na Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, s/n, Agrópole do Incra. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h. Contato: (94) 3312-9150.

Hemonúcleo de Abaetetuba – Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 12h30. Contato: (91) 98568-3396.

Hemonúcleo de Altamira – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 12h30. Contato: (93) 98415-6282.

Hemonúcleo de Capanema – na Rodovia BR-308, KM-0, s/n, São Cristóvão. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 12h30. Contato: (91) 98568-3339.

Hemonúcleo de Redenção – Avenida Santa Tereza, nº 345. Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Contato: 94 98414-3955.

Hemonúcleo de Tucuruí – Avenida Veridiano Cardoso, s/n. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30. Contato: (94) 98414-3955.

Texto por Alberto Dergan (HMUE)