Campanha de doação no fim de semana beneficia cerca de 1,2 mil pacientes em todo o Estado

As unidades da Fundação Hemopa e a rede de parceiros se mobilizaram no último fim de semana para abastecer os estoques de sangue antes do Carnaval

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) realizou a penúltima campanha de janeiro, nos dias 20 e 21 (sábado e domingo). A ação arrecadou 315 bolsas e fez cadastros de doadores de medula óssea, o que poderá beneficiar 1.260 pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.

Dentre os pontos de coleta que contribuíram para os estoques de sangue destacam-se o Hemocentro Coordenador, em Belém, e as unidades dos shoppings Castanheira e Metrópole, que totalizaram 212 candidatos voluntários para doação de medula e 159 doações de sangue.

O Hemocentro Regional de Marabá, no sudeste paraense, fechou o balanço da campanha com 66 coletas, 79 candidatos à doação e três registros de doadores de medula óssea. A campanha de doação teve o apoio de 49 voluntários do Grupo Vida, responsável por mobilizar doadores do município de Eldorado do Carajás, próximo a Marabá, para doações de sangue por pelo menos quatro vezes ao ano.

Os Hemonúcleos de Tucuruí, Redenção, Altamira e Capanema coletaram, juntos, totalizaram 98 bolsas de sangue, contando com a solidariedade de 107 voluntários. Para fechar o resultado do fim de semana pré-Carnaval, o Hemocentro Regional de Santarém registrou 23 coletas e 25 comparecimentos.

Fazer o bem – A assistente social do Hemopa Altamira, Polianne Santana, recebeu na unidade a ação “Amigos do Xingu”, com as representantes Bárbara Oliveira e Suliene Mota. “Eu me sinto muito feliz por trazer a nossa equipe para fazer essa doação, que é de suma importância para que todos se conscientizem e façam suas doações. Além disso, é muito gratificante a gente poder fazer o bem para quem está precisando. Eu só tenho que agradecer,” ressaltou Bárbara.

As equipes do Serviço de Captação de Doadores das unidades são essenciais na mobilização para as ações e manutenção do banco de sangue estadual. Com o apoio das instituições parceiras e suas campanhas semanais, a Fundação Hemopa fortalece o compromisso com a garantia de um serviço de excelência aos pacientes da rede pública e privada do Pará.

Unidades da Fundação Hemopa

Hemocentro Coordenador Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e no sábado, das 07h30 às 17 h.

Unidade de Coleta Shopping Castanheira – Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h; aos sábados, das 07h30 às 17 h, e aos domingos, das 8 h às 15 h.

Unidade de coleta do Shopping Metrópole – Rodovia BR-316, nº 4500, KM-04 – Coqueiro, Ananindeua. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e aos sábados, das 07h30 às 17 h.

Hemocentro Regional de Castanhal – Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h.

Hemocentro Regional de Santarém – Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31, Aeroporto Velho. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h. Contato: (93) 3524-7550.

Hemocentro Regional de Marabá – Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, Agrópole do Incra. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h.

Hemonúcleo de Abaetetuba – Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 12h30.

Hemonúcleo de Altamira – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 12h30.

Hemonúcleo de Capanema – Rodovia BR-308, KM-0, São Cristóvão. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 12h30.

Hemonúcleo de Redenção – Avenida Santa Tereza, s/n, Centro. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h30.

Hemonúcleo de Tucuruí – Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR-422, Santa Mônica. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7 h às 13 h.

Para doar sangue é preciso:

Documento oficial com foto (RG, CNH, passaporte, carteira de trabalho)

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Texto: Ascom/Hemopa (Com informações de Beatriz Cunha)