Campanha de fim de semana coleta mais de 1.464 bolsas de sangue

Nos dias 08 e 09 de julho foram coletadas 366 bolsas de sangue

Neste final de semana, o Hemopa esteve em campanha com voluntários e parceiros para coletas de bolsas de sangue. No sábado e domingo (08 e 09), além da sede, os hemocentros de Belém, Castanhal, Santarém, Tucuruí, Tailândia e posto de coleta do Castanheira foram responsáveis por coletar mais de 366 bolsas de sangue favorecendo em torno de 1.464 pacientes que precisam constantemente de transfusões de sangue na rede hospitalar pública e privada do Estado.

No funcionamento do serviço de coleta na sede, em Belém, juntamente com a unidade Castanheira foram coletadas um total de 142 bolsas, enquanto a equipe do Hemocentro Regional de Castanhal fechou com 74 doações. Em Tailândia, o Hemocentro finalizou o dia com 150 bolsas coletadas.

Salvar vidas é o principal objetivo de doadores voluntários de sangue. Everton Antonio da Silva compareceu a sede da Fundação para contribuir mais uma vez com sua doação e compartilhou como foi sua experiência. “Para quem tem curiosidade, você só tem a ganhar. Porque você pode salvar a vida de pessoas, dependendo da tipagem sanguínea, é uma forma das pessoas contribuírem para uma sociedade melhor, contribuir para salvar outras vidas. Quando você realiza o ato de doar sangue, é um ato de amor ao próximo, então eu acredito nessa filosofia, por isso que eu incentivo sobre essa perspectiva”, afirmou o doador.

Everton Antonio – Doador Voluntário

Critérios para doar sangue:
– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres.
Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Saiba onde doar:

DELTAMAQ (Campanha Interna)
Dia: 11/07/2023
Previsão: 20 voluntários
Local: Tv. Padre Eutíquio, Nº 2109 – Batista Campos

Shopping Metropole (Campanha Externa)
Data: 11/07/2023
Endereço: Rodovia BR 316, nº 4.500, Km 04 – Coqueiro, Ananindeua
Previsão: 60 voluntários
Horário: 9h ás 17h
Infra-estrutura necessária: Unidade Móvel

Prefeitura Municipal de Ananideua (Campanha Externa)
Data: 12/07/2023
Endereço: Unidade Básica Paulo Frota – Cj Cid. Nova II we 14 n 178 – Coqueiro prox.
Praça da Bíblia
Previsão: 120 voluntários
Infra-estrutura necessária: Sala Montada e Unidade Móvel

Prefeitura Municipal de Santa Bárbara (Campanha Externa)
Data: 13/07/2023
Endereço: Centro de Reabilitação, Praça Sebastião s/n – Centro
Previsão: 150 voluntários
Horário: 8h ás 16h

Igreja Adventista – Missão Pará Amapá (Campanha Externa)
Data: 15/07/2023
Endereço: Av. Independência 2015 – Jibóia Branca
Previsão: 100 voluntários
Infra-estrutura necessária: Unidade Móvel e Sala Montada

Centro Especializado em Reabilitação (Campanha Externa)
Data: 18/07/2023
Endereço: Av. Engenheiro Fernando Guilhom – Ao lado do Ginasio Polisportivo Municipal Marittuba
Previsão: 120 voluntários
Horário: 8h ás 14h
Infra-estrutura necessária: Unidade Móvel e Sala Montada

Serviço – A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Texto: Ascom Hemopa com informações de Juliana Souza