Campanha de fim de semana do Hemopa poderá beneficiar mais de 2.800 pacientes em toda hemorrede do Estado

Foram aproximadamente 700 bolsas coletadas onde cada uma salvará até 4 vidas

Durante o último final de semana de outubro (28 e 29), a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou mais uma extensa agenda de campanhas externas em Belém e no interior do estado para manter os estoques de sangue da hemorrede abastecidos.

Dentre os pontos de coleta que receberam doadores estão os hemocentros de Marabá e Castanhal e hemonúcleos de Capanema, Altamira e Tucuruí. Essas unidades somam cerca de 700 bolsas coletadas, das quais beneficiarão cerca de 2,8 mil pacientes da rede hospitalar pública e privada do Estado.

O hemocentro regional de Marabá realizou sua campanha em Parauapebas, e contribuiu para os estoques do banco de sangue paraense com cerca de 299 comparecimentos e 245 bolsas coletadas. Já o Hemonúcleo de Altamira promoveu sua campanha em Vitória do Xingu, e fechou o final de semana com 43 candidatos à doação e 38 doadores efetivos. Além disso, a sede de Castanhal também realizou uma campanha no município de Colares, coletando 81 bolsas e obteve ainda 17 cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Gêmeos Nilton e Niandro Marques

Os gêmeos Nilton e Niandro Marques demonstraram sua gratidão em realizar mais uma vez a doação de sangue em Vitória do Xingu.  “É uma grande felicidade a gente estar aqui hoje. Acabamos de fazer a doação e é muito rápido, eles são bem acolhedores. A doação de sangue é muito importante, ela salva vidas. A gente que é doador de sangue, tem uma emoção muito grande em fazer parte da vida de outras pessoas que irão receber essa doação. Então, fique atento às redes sociais, aos grupos de informação do governo municipal, para que você possa ser doador de sangue e fazer parte da vida de outras pessoas”, disse Nilton, um dos irmãos.

A sede da Fundação em Belém totalizou cerca de 319 comparecimentos, dessas, 244 coletas vieram tanto da unidade Metrópole quanto do Castanheira. Já as unidades de coleta de Capanema, Tucuruí e Redenção fecharam o mês com um balanço de 91 bolsas coletadas e 100 comparecimentos. As campanhas de doação do Hemopa são realizadas todos os finais de semana e se destacam por serem primordiais para o abastecimento do banco de sangue do estado.

Conheça os requisitos para ser um doador de sangue

• Idade: entre 16 e 69 anos (menores devem ser acompanhados do responsável legal);
• Peso mínimo: 50kg;
• Precisa estar alimentado e descansado;
• Evite o consumo de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
• Abstenha-se de exercícios físicos intensos nas últimas 24 horas;
• Se testar positivo para a Covid-19, pode doar após 10 dias da recuperação total. Caso tenha tido contato com pessoas infectadas, sem apresentar sintomas, pode doar após 7 dias.

Serviço: A sede do Hemopa fica na Tv. Padre Eutíquio, nº 2.109, no bairro de Batista Campos, em Belém. Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda a sexta, 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30h às 17h.

Texto: da Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Silva (estagiária).