Campanha do Hemopa beneficiará mais de 1,6 mil pacientes da rede de saúde do Estado

A Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) realizou, no último final de semana, mais uma série de campanhas internas e externas de coleta em suas unidades no Estado do Pará. Com o total 418 doações e mais de 1.672 pacientes beneficiados no total, a hemorrede estadual garante mais uma vez a manutenção dos estoques de sangue.

Os pontos de coleta localizados nos shoppings Castanheira e Metrópole, e Hemocentro Coordenador em Belém, totalizaram, juntos, cerca de 140 doações. Já a campanha itinerante em Conceição do Araguaia, promovida pelo Hemonúcleo de Redenção, em parceria com a Prefeitura e o Hospital Regional da cidade, recebeu 185 candidatos voluntários à doação e 163 bolsas de sangue coletadas e 26 cadastros de medula óssea.

Nas campanhas realizadas nos hemocentros regionais de Castanhal e Santarém e na unidade de Altamira foram registradas 115 doações de sangue. O padre Admilson de Jesus, foi um dos doadores da campanha no Hemonúcleo de Altamira e ressaltou a importância da doação de sangue como missionário da paróquia Igreja Católica Catedral.

“Como igreja, nós abraçamos esse projeto de evangelização, e não existe evangelização se não tiver cuidado e o amor pela vida. Por isso, enquanto Paróquia Catedral, nós abraçamos esse projeto de sermos parceiros para iniciar esta campanha doando sangue e salvando vidas e sempre nos preocupando e cuidando do outro”, comenta o doador.

A integração da hemorrede é essencial para o fortalecimento da conscientização acerca da doação de sangue e seus benefícios para a sociedade. Nesse sentido, a Fundação Hemopa trabalha em sintonia com suas demais unidades descentralizadas pelas regiões do Estado, com o objetivo de aproximar os serviços da população com profissionais qualificados, visando a garantia de um atendimento de excelência.

As irmãs gêmeas Maurivania e Maurileide Costa da Cruz realizaram a doação de sangue pela primeira vez na campanha externa de Conceição do Araguaia. Elas foram incentivadas ao ato solidário após um familiar precisar de suporte transfusional em Goiânia.

“Sempre foi um sonho fazer a doação de sangue, hoje eu fico muito feliz nessa ação, e estou muito grata por essa oportunidade. Essa ação está sendo a realização de um sonho, porque a gente sabe que as pessoas não têm tanta consciência sobre a importância de doar sangue. Já era um grande sonho nosso e com esse problema na nossa família, foi mais um incentivo”, declara Maurivania.

Unidades da Fundação Hemopa

Hemocentro Belém – Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e no sábado, das 07h30 às 17 h.

Posto de Coleta Castanheira – Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém, Bairro Castanheira (em frente à entrada do Shopping Castanheira). Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h; aos sábados, das 07h30 às 17 h, e aos domingos, das 08 às 15 h.

Posto de coleta do Shopping Metrópole: Rodovia BR-316, nº 4500, KM-04 – Coqueiro, Ananindeua. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 18 h, e aos sábados, das 07h30 às 17 h.

Hemocentro Castanhal – Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521, Bairro Saudade. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 h.

Hemocentro de Santarém – Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31, Aeroporto Velho. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 h. Contato: (93) 3524-7550.

Hemocentro de Marabá – Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12, Agrópole do Incra. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 h.

Hemonúcleo de Abaetetuba – Avenida Santos Dumont, s/n, Bairro São Lourenço. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemonúcleo de Altamira – Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n, Esplanada do Xingu. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemonúcleo de Capanema – Rodovia BR-308, KM-0, São Cristóvão. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 12h30.

Hemonúcleo de Redenção – Avenida Santa Tereza, s/n, Centro. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 12h30.

Hemonúcleo de Tucuruí – Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR-422, Santa Mônica. Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 07 às 13 h.

Para doar sangue é preciso:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 h nas 24 h anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 h antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Texto: Ascom/Hemopa com informações de Beatriz Cunha (estagiária)