Campanha do Hemopa de final de semana beneficia mais de 700 pacientes

Ações aconteceram durante o sábado e domingo (30 e 31) de Páscoa em municípios como Belém, Santarém, Altamira, Redenção e Tucuruí

Durante os dias 30 e 31 de março, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) deu continuidade à campanha de captação nas unidades regionais.

A programação das campanhas externas de fim de semana fecharam o mês de março com um total de 190 bolsas de sangue as quais devem beneficiar cerca de 760 pacientes em toda rede de saúde do Pará.

Os projetos de captação externa nas demais unidades do estado foram influenciados pelo espírito de solidariedade fomentado pelas comemorações da Páscoa.

O hemocentro coordenador, em Belém, juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Métropole, arrecadaram cerca de 99 coletas dos 134 doadores presentes.

Enquanto isso, o Hemocentro Regional de Santarém fechou o balanço do fim de semana com 56 bolsas e 70 comparecimentos. Nas unidades de Altamira, Redenção e Tucuruí, foram coletadas cerca de 35 bolsas de sangue, com registro de 43 candidatos voluntários.

O doador voluntário Lerianas Boa é graduando de Odontologia da UFPA fala sobre a importância da doação de sangue sendo um estudante da área da saúde. “Como futuro profissional da saúde eu sei da importância que tem esse ato, que muitas vezes você pode achar que é singelo mas muda e transforma diversas vidas”, comenta o estudante.

As políticas de descentralização da hemorrede estadual vem se tornado cada vez mais comprometida com a garantia de uma cobertura transfusional de qualidade e que contemplem os serviços hemoterápicos e hematológicos oferecidos pelo Hemopa.

Lorene Mota, assistente social da Gerência de Captação de Doadores (Gecad) comenta sobre a missão descentralizadora da Fundação e sua importância para a sociedade paraense “A doação de sangue é muito importante, muitas pessoas estão aguardando para fazer a transfusão sanguínea. O Hemopa consegue descentralizar as ações nos hemocentros regionais, e atender muitos doadores. Por isso, é importante a gente sempre salientar que uma doação pode salvar até quatro vidas, é uma doação voluntária, altruísta, anônima que a gente consegue atender um público que tanto demanda da questão da transfusão sanguínea.”, diz a servidora da Fundação.

Texto de Beatriz Silva (estagiária) / Ascom Hemopa