Campanha do Hemopa no fim de semana do Círio beneficiará 928 pacientes

Text_2

As campanhas ocorreram na sede do Hemopa, em Belém, e nas unidades do interior, nos dia 07 a 09  de outubro

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizou mais uma campanha no fim de semana dos dias 07 a 09 de outubro e que deve beneficiar mais 928 pacientes que precisam constantemente de transfusões de sangue na rede hospitalar pública e privada do Estado.  As ações de coleta de sangue ocorreram nos hemocentro sede, em Belém, nos hemocentros regionais de Castanhal, Santarém, além das unidades de coleta de Altamira, Capanema, Abaetetuba, dos postos de coleta do shopping Castanheira e do shopping Metrópole, e no distrito de Casa de Tábua, no município de Santa Maria das Barreiras, sul do Pará.

Marcado pelas festividades do Círio de Nazaré, esse final de semana de coleta representou um balanço expressivo para os estoques de sangue do hemocentro paraense. Muitos voluntários movidos pela esperança e gratidão, viram a doação de sangue como uma oportunidade de exercer sua cidadania ajudando o próximo e salvando vidas. O ato da transfusão – isto é, referente ao receptor – é igualmente importante ao ato de doar, por isso, é de fundamental que a captação de novos doadores seja pauta prioritária nas políticas sociais de responsabilidade pública. 

Rafaela Machado, enfermeira e doadora recorrente no Hemopa, veio às instalações do Hemocentro coordenador para realizar sua doação. “Eu sempre digo que esse ato é muito importante porque a gente vai estar salvando pessoas que a gente não conhece, né?E só conseguimos incentivar alguém quando passamos pela situação. Eu nunca passei pela situação nem comigo nem com a minha família. Mas só pelo fato de enfrentar no dia a dia essas situações dentro da minha profissão, a gente sabe o quanto é importante”, avalia a doadora.

Resultado: As campanhas de fim de semana têm como objetivo reforçar o estoque de sangue da instituição e, além de tudo, manter o compromisso da Fundação com os serviços de saúde da região Norte. Nesse período de procissões do Círio no sábado (7) foram captadas cerca de 108 bolsas, sendo elas 14 de Castanhal, 10 do Hemocentro de Santarém e 84 do distrito de Casa de Tábua em Redenção.

Seguindo a corrente solidária fomentada pelo sentimento de solidariedade das festividades de Nazaré, a segunda (9) pós Círio  foi marcada por altos números de captação. Só nesse dia foram beneficiadas cerca de 496 indivíduos, considerando que cada bolsa pode ajudar até 4 indivíduos, sendo 9 bolsas provenientes de Altamira, 13  de Castanhal, 17 de Santarém, 37 de Marabá, 16 de Redenção, e mais 32 de Abaetetuba e Capanema juntas, totalizando, assim, 124 bolsas de sangue.

Texto:  Ascom Hemopa com informações de Beatriz Cunha