Campanha ‘Doadores Futebol Clube’ incentiva torcedores à doação de sangue

Iniciativa da ação é da Cultura Rede de Comunicação, que mobiliza a paixão das principais torcidas paraenses em defesa da vida e da saúde

“A doação de sangue é muito importante pois tem muita gente que precisa todos os dias, e os times paraenses, sendo grades instituições, precisam ter relevância social também, então, a partir do momento que esse clube nasce numa cidade ele faz parte da cultura dela e, por isso, nada mais justo que ele, junto da sua torcida, ajude a população. É nisso que eu acredito, em um futebol com preocupação social, com a inserção da sociedade e, acima de tudo, nas torcidas organizadas participando não só na arquibancada, mas também no cotidiano da população”. Afirmou o estudante Joaquim Rangel, torcedor do clube do Remo, que é doador de sangue e compareceu no lançamento da campanha “Doadores Futebol Clube”, realizada neste sábado (03), no Hemopa, em Belém.

Desde 2016 a ação solidária é realizada pela Cultura Rede de Comunicação, em parceria com a Fundação Hemopa e os times que participam do Parazão Banpará, principalmente de Remo e Paysandu, com o intuito de estimular a doação e divulgação da importância do gesto a jogadores, torcedores dos clubes  e a população em geral, a fim de aumentar os estoques do hemocentro.

Miro Sanova, presidente da emissora pública e educativa do estado, a Cultura, prestigiou o evento e reforçou a importância de parcerias como essa. “O time do Hemopa e da Cultura estiveram em peso na ação para demonstrar a importância dessa parceria, que é uma orientação do governador Helder Barbalho e da vice-governador, Hana Ghassan, que é sempre a união das instituições do governo do estado do Pará para fortalecer cada vez mais o trabalho da gestão e, principalmente, atender a população. Nós sabemos do importantíssimo trabalho que o Hemopa desenvolve para a vida de todos os paraenses, que é a questão da doação de sangue e o fornecimento desse recurso para todo o território local. A Cultura Rede de Comunicação estará sempre a disposição para fazer sempre esse trabalho forte e sério do governo do estado”.

Convidados – Segundo Paulo Bezerra, presidente do Hemopa, essa é uma campanha que sempre gera bons números que se traduzem em mais vidas. “Essa é uma das primeiras campanhas estratégicas do Hemopa de 2024 que nos rende um resultado muito importante que é o envolvimento das nossas torcidas, dos nossos times paraenses por uma causa tão importante. Desejo que a gente possa divulgar cada vez mais, chegar junto da população a solidariedade. Venha fazer esse gesto”.

O evento também contou com a participação da Rádio Cultura que, de modo itinerante, esteve presente no Hemopa com a programação ao vivo e com a presença de convidados especiais como Mahrco Monteiro, banda Carimbó Selvagem, os DJs Edilson e Edielson e a bateria da escola de samba do bairro da Matinha, que ajudaram a animar a manhã de doação de sangue no local que, especialmente neste sábado, estava em ritmo de carnaval e futebol.

Nazaré Sampaio, diretora de futebol feminino do Paysandu e também doadora de sangue há anos, esteve representando o clube na ação e comentou sobre a corrente do bem que implica o ato de doar sangue. “Cada doador é a esperança de alguém, é uma iniciativa que faz bem não só pra quem recebe o sangue, contagia todos os envolvidos, desde a família do necessitado até o próprio doador por saber que está sendo vital na vida de alguém. Uma doação pode salvar até quatro vidas”.

A campanha terá um dia “D”, a ser divulgado em breve, que marcará a efetiva participação de doadores torcedores no prédio da sede do hemocentro, de forma adaptada devido à pandemia da Covid-19.

Serviço:
Clique aqui e veja o endereço das unidade de coleta em todo o Estado. Confira também os critérios para a doação.

Por Raiana Coelho (FUNTELPA)