Campanha externa de doação de sangue em Oriximiná vai beneficiar mais de 850 pacientes

A ação foi promovida pelo Hemocentro Regional de Santarém, com apoio da Prefeitura de Oriximiná, e coletou 213 bolsas de sangue

A gestão do Hemocentro Regional de Santarém (HRSAN), no Oeste do Pará, realizou neste ano sua primeira campanha externa de doação de sangue no município de Oriximiná, nos dias 14 e 15 (terça e quarta-feira), em parceria com a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. A meta de 200 coletas foi superada, com saldo final de 213 bolsas de sangue doadas por voluntários de Oriximiná e municípios próximos. A campanha, realizada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), vai atender mais de 850 pacientes internados na rede hospitalar do Estado.

Segundo a médica do Hemocentro em Santarém, Selma Soriano, que coordenou a equipe em Oriximiná, o principal objetivo da campanha foi permitir a doação de sangue em municípios mais distantes de Santarém para reforçar o estoque da Fundação Hemopa.

Experiência – A autônoma Tereza Leite Pereira, 50 anos, aproveitou a oportunidade para fazer sua primeira doação de sangue. “Foi uma experiência muito legal. Doar sangue é um lindo ato de amor. Não dói, estou super bem, e ainda tem um lanche gostoso para os doadores”, disse Tereza, já disposta a fazer novas doações.

A distância entre Santarém e Oriximiná é de 148 km. A viagem de barco é feita em 13 horas. Um desafio que não prejudicou a campanha. Segundo a enfermeira e gerente do HRSAN, Rita Favacho, as campanhas externas são fundamentais para aproximar o hemocentro da população e ajudar na conscientização para o ato de doar sangue. Ela destacou ainda a importância do apoio do poder público municipal para o êxito da campanha.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu cada voluntário da campanha em Oriximiná. “O resultado superou a nossa meta, e vamos ajudar a salvar muito mais vidas. Isso não é só estatística. Isso é vida e esperança de dias melhores para quem necessita de sangue para sobreviver ou melhorar a condição de saúde. Todos estão de parabéns, inclusive as equipes do Hemopa Santarém e da saúde pública de Oriximiná”, frisou Paulo Bezerra.

Critérios para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.