Campanha junina do Hemopa no final de semana ajudará 1.630 pacientes

A ação “Um ato de amor que salva vidas. Doe sangue” se estenderá até o dia 30 com parcerias públicas e privadas

A Fundação Hemopa celebra mais 407 bolsas de sangue coletadas no final de semana em Belém, Redenção e Marabá, as duas últimas unidades no sudeste paraense. A ação deve salvar cerca de 1.630 pacientes internados na rede hospitalar do Pará. As ações fizeram parte da programação da campanha junina com o tema “Um ato de amor que salva vidas. Doe sangue”, que começou dia 1º, e se estenderá até o dia 30 com apoio de instituições parcerias públicas, privadas e a sociedade, em geral.

O objetivo é reforçar o estoque técnico de sangue da instituição, que está com déficit de 25% para atendimento da demanda transfusional da rede hospitalar.

No sábado (4), na sede do Hemopa e na Unidade de Coleta de sangue Castanheira, a mobilização contou com a parceria de grupos com Caravanas Solidárias e agendamento de doações de sangue pelo 08002808118.

O Hemonúcleo Redenção (Henre), no sudeste do Pará, está em plena campanha junina

Entre as instituições, esteve o  Instituto Aster, que promoverá o “Arraiá do grupo “Aster”, com apresentação musical, grupos de danças folclóricas, apresentação de Miss Caipira e apresentação da Banda de Música do Aster.

Marabá – O pastor  Ailson Santana, da Igreja Adventista de Cananaã de Carajás, onde foi realizada a campanha junina do Hemocentro regional de Marabá, foi um dos 215 doadores de sangue, que participaram da ação estratégica dias 4 e 5/06. “Hoje estamos aqui apoiando a doação de sangue. Para nós é um privilégio participar dessa campanha tão gratificante e relevante para a comunidade. Estamos juntos sempre e podem contar com a Igreja Adventista que é parceria deste hemocentro”.

A campanha foi realizada na Unidade Básica de Saúde Lucas Lourenço Leite, localizado na Avenida Ipanema, Bairro: Novo Horizonte II com a parceria Secretaria Municipal de Saúde de Canaã dos Carajás, do Hospital Municipal Daniel Gonçalves, da Igreja Adventista do Sétimo Dia, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e da imprensa local.

Redenção – No sudeste paraense, a gestão do Hemonúcleo Redenção (Henre), a campanha junina conseguiu coletas 20 bolsas de sangue com apoio de grupos de voluntários locais.

Confira os critérios para a doação:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 kg;
– Estar bem alimentado (não pode estar de jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

Para mais informações: 08002808118 de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 18h; e aos sábados, de 8h às 17h.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)