Campanha no fim de semana coleta mais de 620 bolsas de sangue para atender 2,5 mil pacientes

Fundação Hemopa e rede de parceiros mobilizaram doadores voluntários no sábado e domingo, em várias regiões do Pará

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizou mais uma série de campanhas externas nas unidades regionais, no final de semana (4 e 5). A iniciativa contabilizou a coleta de 628 bolsas de sangue, que beneficiarão cerca de 2.512 pacientes em toda a rede de saúde pública e privada do Pará.

Em Belém, o Hemocentro coordenador, em conjunto com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole, concluíram o fim de semana com 172 bolsas coletadas, em 227 comparecimentos registrados. Enquanto isso, o Hemocentro Regional de Santarém, no oeste paraense, com apoio especial do projeto gincana cultural do Município de Belterra, fechou o balanço com 24 coletas e 27 voluntários.

Já o Hemocentro de Castanhal (município da Região Metropolitana de Belém), por meio da colaboração de caravanas parceiras, como a do grupo de doadores do município de São Miguel do Guamá, somou 38 bolsas coletadas e 48 comparecimentos.

A equipe da unidade de coleta de Redenção, no sul do Estado, realizou a campanha externa no município de Santana do Araguaia, finalizando com 80 bolsas coletadas, 90 comparecimentos e 26 cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).

Suporte acessível – A doação de sangue é um ato de solidariedade e uma das várias formas que o cidadão dispõe para contribuir com a saúde de centenas de pessoas. A Fundação Hemopa disponibiliza uma rede de suporte transfusional cada vez mais ampla e acessível. Com isso, a política de descentralização, desenvolvida pela instituição, busca o aumento da cobertura de atendimento tanto para pacientes quanto para doadores em todo o território paraense.

A estudante de Biomedicina Joelle Navegantes fez a doação pela primeira vez. “Eu sempre vi a doação de sangue como algo que salva vidas, e sempre quis doar. Só que eu não podia pelo fato de ter hemoglobina muito baixa. Hoje, nessa visita ao Hemopa, eu consegui. Eu pensei que demorasse até um pouco mais, mas é bem tranquilo. Doar sangue é algo que a gente se sente realizado depois de fazer, isso porque a gente sabe da importância, uma vez que tanta gente precisa”, disse a estudante.

Para doar sangue é necessário:

– Apresentar um documento de identidade oficial com foto (RG, CPF, carteira de trabalho, passaporte e alguns documentos digitais oficiais também são aceitos);

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue depois de 10 dias após a cura.

Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa