Campanha pelo Dia da Mulher beneficia 730 pacientes na rede hospitalar

Hemopa comunica que o bom resultado da campanha de coleta diz respeito a Belém: sede do hemocentro e unidades do Pátio Belém e Castanheira

A “Mulher, tua força também está no sangue. Salve vidas”. Este é o título da campanha promovida pela Fundação Hemopa, na quarta-feira (8), em alusão ao Dia da Mulher, com a obtenção do saldo de 182 bolsas de sangue. O material será fracionado em quatro hemocomponentes (plasma, plaquetas, concentrado de hemácias e criopreciptado), para beneficiar 730 pacientes internados nas redes hospitalares pública e privada do Estado. A Fundação Hemopa ressalta que este número de coletas é referente a Belém: na sede do hemocentro, Unidades de coleta Pátio Belém e Castanheira.

Para manter a regularidade do estoque de sangue, a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), vai estender a campanha, durante todo mês de março, que é dedicado às mulheres.

Em Belém, a programação comemorativa às voluntárias da doação de sangue foi coordenada pela Gerência de Captação de Doadores com realização de palestra, no Auditório Osvaldo Belarmino, no 3º piso do prédio, com o tema “Qualidade de Vida da Mulher”, ministrada pela assistente social da Gecad, Nazaré Saldanha, voluntários de várias Caravanas Solidárias que participação da programação alusiva ao Dia da Mulher.

Entre as participantes estava a indígena kumanay Tembé, 68 anos, que é cacique da aldeia Tupã, localizada no Km 47, do município de Santa Luzia. Ela esteve acompanha do marido, Markelly Coêlho, 46, paraense, que foram convidados para o evento comemorativo por Andréia Oliveira, 48, fundadora do grupo “Renovo por elas”, que é responsável por acolher as mulheres das comunidades da Região Metropolitana de Belém (RMB), com várias ações de responsabilidade social, entre elas, a doação de sangue, que mantém uma longa parceria com a Fundação Hemopa. “Convidei diversas mulheres, entre elas, Kumanay, que veio em Belém para reivindicar os direitos da aldeia e abraçou a causa da doação de sangue”.

O marido da indígena, Markelly Coêlho, também abraçou a causa da doação de sangue. “Assim que soubemos desse evento do Hemopa, viemos apoiar essa causa solidária. É fundamental que cada pessoa  faça a sua parte, seja na floresta ou na região metropolitana”, comentou.

Campanha interna – A mobilização em homenagem a mulher contou com apoio de Instituições parceiras que atuam na promoção da mulher com diversas Caravanas Solidárias, entre elas, do Centro Universitário da Amazônia (Uniesamaz)/Esamaz TEC, Centro Educacional Tecnológico da Amazônia (Cetam), Universidade Paulista (Unip), Sistema Integrado de Educação Profissional do Pará (Siepa), além dos grupos Renovo Por Elas e MDB Mulher, além dos demais voluntários da sociedade.

Entre eles, a assistente social, Eliette Junior Lopes Chaves, 40, que aproveitou a oportunidade para realizar a sua primeira doação do ano de 2023. Ela afirmou estar muito feliz por fazer esse ato justamente no dia das mulheres .  “Somos todas guerreiras e muito fortes. Me sinto realizada por isso, pretendo ser uma doadora freqüente”. A assistente social também incentivou outras mulheres a  tornarem-se do time de doadoras do Hemopa. “Venham doar. É um ato muito importante, totalmente indolor. Vamos doar, mulheres!”.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, afirmou que a participação das mulheres na doação de sangue tem sido de extrema importância, sendo elas doadoras ou servidoras, visto que mais de 70% dos servidores da Fundação são mulheres. “O Hemopa festeja e comemora a data junto com as nossas mais de 40% de doadoras mulheres no Pará, que contribuem em salvar vidas, a nossa grande maioria de gestores também são mulheres, que estão à frente dos seus setores, realizando seu trabalho com excelência e qualidade”, disse o gestor.

Já Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Estado do Pará (Ideflor) fará doação de mudas frutíferas às voluntárias que doarem sangue, pela manhã. A equipe do ParáPaz também participará da homenagem às doadoras de sangue com estande para repasse de informações sobre temáticas de interesse feminino, como saúde, segurança, direitos, entre outros assuntos.

A psicóloga Thays Silva Ferreira, 27 anos, acompanhou a campanha solidária da Fundação Parapaz, um dos parceiros do Hemopa, e realizou a sua doação de sangue na sede do Hemocentro. “Eu me sinto muito feliz por ajudar inúmeros pacientes de toda rede hospitalar do Estado, uma bolsa de sangue consegue salvar várias vidas, e essa é uma ação que me deixa muito realizada”. Além de doar, Thays incentivou outras pessoas para comparecer no Hemopa e efetivar o ato de doação.

A programação também contou com oferta de serviços de beleza, com workshop de maquiagem, designer de sobrancelhas, tranças e limpeza de pele, em parceria com Senac, Salão Fast Escova e Mary Kay, ainda com sorteio de produtos de cabelos. A apresentação cultural ficará por conta do grupo “Magia das Cordas”.

Critérios para doar sangue:

– Apresentar documento de identidade original, com foto e assinatura
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Por Vera Rojas (Ascom Hemopa)