Caravana de Goianésia do Pará encara estrada para doar sangue

Text_2

Não há esforço que não seja recompensado pela oportunidade de salvar vidas. A caravana de moradores do município de Goianésia do Pará encara 1h30 de viagem de ônibus, pelo menos duas vezes ao ano, para chegar ao Hemonúcleo de Tucuruí e assim fazer a doação de sangue.

A parceria começou em 2017, com a iniciativa da enfermeira Eliete Araújo que mobiliza profissionais da saúde, amigos e familiares do município para fazer parte desta corrente do bem. “No início foram só dois doadores e com o passar do tempo foi aumentando. Já temos um cadastro de 20 pessoas. Essa é uma forma de ajudar quem precisa, pois quando a gente precisa de bolsas de sangue, o Hemopa envia para o Hospital do município”, destacou a profissional que atua na coordenação do SAMU de Goianésia do Pará.

Atualmente, o Hemopa Tucuruí atende 5 municípios  da região do lago: Tucuruí, Breu Branco, Goianésia do Pará, Novo Repartimento e Pacajá. As caravanas solidárias dos municípios vizinhos são essenciais para manter o estoque de hemocomponentes abastecido. 

“Procuramos sempre fortalecer as parcerias com instituições, sociedade civil, igrejas. Temos que atender o Hospital Regional que recebe pacientes regulados de todo o estado e ainda as unidades hospitalares dos municípios vizinhos. E sem essas parcerias, não teríamos como atender as demandas”, ressaltou Lucilene Awuime, assistente social do Hemopa Tucuruí. 

Silas Batista é professor em Goianésia e quando soube da caravana, logo aderiu. “Para mim é muito importante, pois se não fosse através desse momento eu não teria como ir doar. Eu me sinto extremamente feliz, todas as vezes que vou doar, eu me sinto um super-herói, pois através desse meu simples ato  estou salvando várias pessoas”. 

Qualquer cidadão pode reunir um grupo de amigos e levar a sua caravana para doar sangue. Os critérios básicos de doação são:  ter entre 16 e 69 anos, os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal; precisa pesar mais de 50kg e estar bem de saúde. No momento do cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, que pode ser o RG, a Carteira de Trabalho, a Carteira de Habilitação ou Passaporte.

Neste período de pandemia, quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias da cura. E quem teve contato com pacientes de Covid-19, podem doar após 14 dias do último contato e se não apresentar nenhum sintoma gripal.

O Hemopa Turucuí  fica na Avenida Veridiano Cardoso, S/N, BR 422  – Santa Mônica. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30. Contato: (94) 98415-9006.