CIIR promove campanha de doação de sangue com Fundação Hemopa em Belém

Iniciativa do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) beneficiou mais de 200 pacientes internados na rede hospitalar pública e particular

Em clima de solidariedade com a chegada do Natal, profissionais, usuários e acompanhantes que estiveram, na quarta-feira (20), no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, tiraram um “tempinho” para salvar vidas por intermédio da doação de sangue.

A ação foi realizada pelo CIIR e conduzida pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) em parceria com a Fundação Hemopa. Compareceram 84 voluntários entre profissionais, usuários e acompanhantes, o que resultou em 51 coletas de sangue que irão beneficiar mais de 200 pacientes internados na rede hospitalar pública e particular do Pará.

A Campanha teve a finalidade de contribuir para a manutenção do estoque de sangue da hemorrede estadual, sendo realizada na Unidade Móvel de coleta, que esteve estacionada na área de embarque do CIIR, entre os blocos C e o Centro Especializado em Odontologia (CEO).

A diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, ressalta que entender a importância da doação de sangue é o primeiro passo para descobrir o quanto esse simples gesto de amor pode fazer a diferença na vida de várias pessoas.

“Anteriormente, já havia doado sangue para cirurgia de um irmão e sei da grandiosidade desse ato de amor ao próximo. A sensação é de dever cumprido nesse movimento em favor da vida. E espero que possamos incentivar mais pessoas a doarem também”.

A gestora finaliza ressaltando a satisfação, enquanto instituição, que participa ativamente junto a colaboradores e usuários do CIIR nessa campanha em favor da vida que, este ano, tem como tema “Neste Natal, presenteie o próximo de esperança. Doe sangue. Doe vida!”. “Atribuímos todo sucesso das campanhas e ações que garantem, todos os anos, nossa parceria com o Hemopa, reforçando  nossa responsabilidade social também nesse ato de solidariedade. Tão importante quanto formar parceria é mantê-la. A vida agradece!”.

Aprovação – Ao deixar o filho para mais um dia de reabilitação, Odirley Costa, de 43 anos, avistou a Unidade Móvel do Hemopa e não perdeu a oportunidade para doar sangue e salvar vidas. “Eu sempre tive a curiosidade de ajudar as pessoas desta forma, doando sangue, mas nunca a oportunidade surgiu e, hoje, realizei meu sonho em doar. A partir de agora seguirei o ato. Não dói, é rápido e salva vidas. Além do mais, é um gesto de solidariedade, pois estamos no período do Natal. Tudo se completa”.

Segundo a assistente social da Gerência de Captação de Doadores do Hemopa, Nazaré Saldanha, essa corrente de solidariedade é o único caminho para salvar vidas. “A parceria entre o Hemopa e a sociedade é muito importante para abastecer o nosso estoque de sangue. Uma delas aconteceu nesta quarta, por intermédio do CIIR, que abriu as portas para receber a nossa Unidade Móvel. Em uma única doação, gera-se quatro bolsas de sangue que, minimamente, pode salvar vidas. É uma causa humanitária. Aproveitando o clima de solidariedade do Natal, estamos replicando este gesto de amor ao próximo”.

Em 2023, esta foi a segunda campanha realiza pelo Centro de Reabilitação. A primeira foi em julho por intermédio do Projeto Caravana Solidária do Hemopa, que transporta grupos de voluntários para doação de sangue até a sede do hemocentro, que reuniu 45 voluntariados que resultaram em 180 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 150 pacientes internados na rede hospitalar do Pará.

Dados – Atualmente, segundo o Ministério da Saúde (MS), são coletadas no Brasil, cerca de 3,6 milhões de bolsas por ano, o que corresponde ao índice de 1,8% da população doando sangue. Atualmente, 14 em cada mil habitantes doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS). Para potencializar, aumentando positivamente os números, o MS reduziu a idade mínima de 18 para 16 anos (com autorização do responsável). Paralelamente, elevou de 67 para 69 anos a idade máxima para doação de sangue, no Brasil.

Critérios para a doação de sangue:
– Apresentação de documento de identidade, original, com foto e assinatura;
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 quilos;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos seis horas nas 24 horas anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas. Quem teve a doença, pode doar sangue dez dias após a cura e quem teve contato com alguém diagnosticado com a doença poderá doar após sete dias.
Mais informações: 0800 280 8118, de segunda a sábado, das 8h às 17h.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço – O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto por Pallmer Barros (CIIR)