Coleta de sangue faz parte das comemorações dos 62 anos do Hospital Naval de Belém

O Hospital Naval de Belém (HNBE) completou 62 anos e como parte da programação comemorativa, a Fundação Hemopa foi convidada a realizar um dia de coleta de sangue, na última terça-feira (19). No total foram coletadas 82 bolsas de sangue e 16 pessoas se candidataram ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME).

“Temos como missão a assistência médica e odontológica. Trabalhamos com vidas e sabemos da importância da doação no processo. Por isso fazemos questão de incluir a coleta de sangue nesta comemoração. Sangue é vida e uma bolsa pode salvar até 4 pessoas”, destacou a diretora do Hospital, CMG Mônica Luna.

A comandante Mônica Luna, diretora do Hospital, fazendo a sua doação.

A ação foi realizada com a utilização da Unidade Móvel do Hemopa que foi estacionada no pátio do Hospital Naval para receber militares e civis. Entre eles, Raphael Rangel, comandante da Estação Radiogonométrica da Marinha em Belém. “É uma honra fazer parte do grupo de doadores de sangue. Assim posso fazer minha parte como cidadão e o sangue pode ser usado para àqueles que necessitam nos nossos hospitais”, destacou.

“O Hemopa agradece essa parceria com a Marinha do Brasil. A campanha em comemoração ao aniversário do Hospital Naval de Belém contribuiu para abastecer nosso estoque. Em nome dos que necessitam de doações de sangue agradecemos este ato de amor e solidariedade”, ressaltou a assistente social do Hemopa, Marina Pinheiro, que coordenou a ação no local. Instituições interessas em firmar parceria com a Fundação Hemoa devem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sexta-feira, de 8h às 18h, e aos sábados, de 8h às 17h, pelo fone: 32245048.

Os critérios básicos de doação são: ter entre 16 e 69 anos, os menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal; precisa pesar mais de 50kg e estar bem de saúde. No momento do cadastro é obrigatória a apresentação de um documento de identificação oficial com foto, que pode ser o RG, a Carteira de Trabalho, a Carteira de Habilitação ou Passaporte.

Neste período de pandemia, quem teve Covid-19 pode doar após 30 dias da cura. E quem teve contato com pacientes de Covid-19, podem doar após 14 dias do último contato e se não apresentar nenhum sintoma gripal.
Mais informações: 08002808118.