Concurso de desenho entre as crianças pacientes do Hemopa gera comoção

Text_2

Como parte das comemorações do ‘Dia do Doador’, o Ambulatório da Fundação Hemopa promoveu um concurso de desenho entre as crianças que fazem acompanhamento multiprofissional para o tratamento de doenças hematológicas.

Cada criança recebeu papel e canetas coloridas para expressar em rabiscos o que significa o doador de sangue para um paciente que precisa de transfusão, como cada um deles. Nessa hora a imaginação ficou visível.

Madalena Calandrini, de 31 anos, é mãe do Isac, de 11 anos que participou do concurso, disse que adorou a atividade. “O meu filho precisa toda a semana de doação. E a gente percebe que são poucos doadores para a quantidade de pacientes que precisa de sangue. Por isso, eu achei importante, pois é uma maneira do paciente expressar a gratidão que a gente tem pela ação dos doadores”, destacou.

Joice Cunha, pedagoga da Gerência de Serviço Social (GESES), fez um passeio com as crianças até a sala de coleta para mostrar como funciona a doação de sangue. “Muitos nunca tinham visto este outro lado e essa aproximação entre doador e paciente que recebe a transfusão é muito importante”, destacou.

Esta atividade faz parte do Programa de Humanização de atendimento ao paciente que busca recursos pedagógicos para minimizar os efeitos negativos do adoecimento e o tempo de espera para o atendimento.

Resultado do Concurso

Os desenhos vão ficar em exposição até o dia 2 de dezembro quando serão levados para a comissão de avaliação que será composta por servidores do Hemopa. Será escolhido um desenho destaque, porém todas as crianças que participaram do concurso serão homenageadas e agraciadas com um brinde.

O resultado final será divulgado durante a festa de confraternização dos pacientes do Ambulatório do Hemopa, que será realizada no dia 10 de dezembro no Colméia Park, empresa parceira da Fundação.