Hemopa homenageia e agradece doadores de sangue

A equipe da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) preparou para homenagear e agradecer o voluntariado paraense pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorado anualmente dia 25/11. Para tanto, uma programação especial foi elaborada para festejar de 1 a 30 de novembro, esta data que é a mais importante do calendário da Hemorrede brasileira. E no Pará não será diferente.

“Influencie a doar”. É o tema da campanha que incentivará o ato solidário entre antigos e novos doadores, por meio de uma corrente entre familiares e amigos, um convidando o outro a salvar vidas com esse simples gesto: doar sangue. A última campanha estratégica do ano tem o objetivo de elevar o número de coletas no Pará, que enfrenta desafios diários com a redução do número de doadores neste período de pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).
Entre as ações que serão realizadas ao longo do mês de novembro, destaca-se a mobilização de influenciadores digitais, por meio da hashtag “influencieadoar”, que levarão aos seus seguidores mensagens de estímulo à doação voluntária de sangue. Essa ação inicia no próximo domingo, dia 1º de novembro.

Tem também a ação “Gincana Instituição Cidadã – Todos doando sangue pelo Pará”, que vai reunir caravanas de servidores públicos dos órgãos do governo do estado numa corrente solidária pela vida. Todas as instituições participantes receberão certificados em agradecimento a adesão à campanha que salvará milhares de vidas.

Dados de coletas – Em 2019 da Fundação Hemopa, trouxe resultados animadores para a nova gestão. De janeiro a dezembro de 2019, mais de 119 mil doadores voluntários compareceram às 11 unidades do Hemopa no Pará com a intenção de doar. Deste total, foram coletadas 94.439 bolsas de sangue que beneficiaram mais de 370 mil pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará. No mesmo período, foram realizados 5.491 cadastros de medula óssea no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
Este ano, apesar da pandemia da Covid-19, em setembro, a Fundação registrou um aumento de 14% no número de bolsas coletadas em todo o Pará, comparando com o mês anterior. Foram 7.822 bolsas coletadas, enquanto que em agosto, foram 6.834. As 988 bolsas de sangue a mais podem favorecer mais de 3 mil pacientes internados na rede hospitalar.

Atualmente, o banco de sangue é satisfatório. Porém, é importante ressaltar que o atendimento transfusional é ininterrupto em todas as unidades do estado e por isso a necessidade de bolsas de sangue é diária.
Responsável pela Política Estadual do Sangue, o Hemopa possui uma hemorrede composta por 11 unidades de coleta de sangue: Hemocentro Coordenador em Belém, unidades de Coleta dos Shoppings Castanheira e Pátio Belém; Hemocentros Regionais em Castanhal, Santarém e Marabá; e os Hemonúcleos em Altamira, Abaetetuba, Capanema, Redenção e Tucuruí, além de 42 Agências Transfusionais (AT´s).

Estudo do Plasma contra a Covid-19
Este ano, as homenagens também incluem aos doadores de plasma que contribuíram efetivamente para o combate contra a Covid-19.

Desde o mês de maio, o Governo do Estado e a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), iniciaram os estudos sobre o uso do plasma convalescente de pacientes recuperados do novo Coronavírus (Covid-19). Até então, 47 pacientes receberam a transfusão de plasma como tratamento alternativo, dos quais 60,6% evoluíram para alta hospitalar.

Mais de 80 voluntários compareceram ao Hemocentro coordenador, em Belém, e fizeram a doação de plasma. As bolsas foram solicitadas pelas equipes médicas do Hospital de Campanha do Hangar, dos Hospitais Santa Casa de Misericórdia, Barros Barreto, Ophir Loyola, Abelardo Santos, Hospital Materno Infantil de Barcarena, Regionais de Santarém e Marabá, Hospital do Coração e até para o estado de São Paulo.
A atividade de coleta de plasma permanece, uma vez que ainda vivemos num cenário de pandemia. Os voluntários devem obedecer aos critérios básicos: ser do sexo masculino, ter idade entre 18 e 60 anos, pesar mais de 55kg, ter tido exame positivo para SARS-CoV-2 por teste de PCR-RT ou teste sorológico e, ter tido a forma leve ou moderada da doença. A candidatura fica liberada após 30 dias sem nenhuma sintomatologia decorrente da doença. Para mais informações o voluntário pode ligar para (91) 98404-9612.