Doações de sangue do primeiro final de semana de março vão beneficiar mais de 1.250 pacientes

A programação de coleta de sangue no primeiro fim de semana do mês de março da Fundação Hemopa, resultou em 313 doações que irão beneficiar mais de 1.252 pacientes internados na rede hospitalar pública e privada do Pará. As ações estratégicas, para reforçar o estoque de sangue, foram realizadas nos municípios de Belém, Castanhal, Santarém e Altamira.
Belém – O sábado (04/03) foi animado na sede da Fundação Hemopa com a Caravana Solidária conduzida por Maria das Neves Oliveira da Silva, que comemorou seu aniversário com familiares e amigos que teve bolo e parabéns, na área frontal do prédio do hemocentro.
“Gostaria de agradecer primeiramente a Deus por estar aqui no Hemopa. Meu aniversário foi no dia 18 de fevereiro, então eu pedi para meus amigos e colegas de trabalho, para doarem sangue de presente, para ajudar todas as pessoas que necessitam de doação. Quero agradecer também ao presidente do Hemopa, Paulo Bezerra, que abriu as portas para a comunidade poder realizar esse ato de doar sangue”, ressaltou a aniversariante.

A sede da Fundação Hemopa também recebeu apoio de voluntários, que trouxeram no coração a vontade de ajudar a salvar vidas. A servidora pública Alice Meire de 49 anos, moradora de Belém, realiza doação de sangue desde os 19 anos. Ela conta ter orgulho da sua trajetória como voluntária. “Me sinto bem porque eu sei que estou ajudando a salvar vidas, e se eu não doar fico inquieta. A doação de sangue vai fazer parte da minha vida até quando eu puder”, afirmou a doadora, incentivando os voluntários. “É importante que as pessoas doem regularmente. A rede hospitalar está sempre precisando”.
A gerente de Captação de Doadores da Fundação Hemopa, Juciara Farias, agradeceu aos voluntários e convidou a população a aderir à campanha neste mês de março. “Nossas ações dependem de todos vocês para garantir atendimento transfusional satisfatório no Pará. Nesta quarta-feira, 8, Dia Internacional da Mulher, estaremos com programação especial para homenagear as voluntárias da causa, em Belém, com serviços de beleza, sorteio de brindes, apresentação musical e muita solidaridade. Convide parentes e amigos para doação de sangue. Disponibilizamos 11 serviços de coletas de sangue. Doe sangue no mais próximo de você, salve vidas!”.

Castanhal– No Hemocentro de Castanhal houve ação de doação por parte da caravana de Jovens da Assembléia de Deus (polo Jaderlândia, em Castanhal), de Mãe do Rio, Doadores por Amor. Entre os voluntários da campanha, estava a jovem Valesca Carvalho de Oliveira, 18, da Caravana de Mãe Rio, efetuou sua primeira doação de sangue em Castanhal. “Aceitei o convite da minha tia para participar desta caravana. “A sensação de ajudar pessoas que precisam de transfusão de sangue é muito boa. Doe sangue e salve vidas”.
Ao final da campanha, o grupo de jovens da Assembleia de Deus encerrou seu apoio do dia com louvor na Recepção de Doador.
Altamira – A equipe do Hemonúcleo de Altamira recebeu a solidariedade de doadores da Igreja Presbiteriana, incentivando a solidariedade e a conscientização sobre a importância da doação de sangue, entre eles o engenheiro cívil, Thalys Soares Feitosa, 25 anos. “Soube da doação, por meio de divulgação da rede social de uma amiga, eu já recebi sangue, então, estar doando hoje, é devolver a generosidade que já fizeram por mim. A palavra de Deus que diz que a alma generosa prosperará. É muito reconfortante saber que eu vou ajudar outras pessoas que estão precisando de sangue, saímos daqui satisfeitos”, ressaltou o voluntário.
Instituições interessadas em firmar parceria para promoção da doação voluntárias de sangue,  podem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad), de segunda a sábado, de 8h às 17h, pelo fone: 32245048/ 08002808118.

Critérios para doar sangue:

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Por: Vera Rojas (Ascom Hemopa)
com informações de Thays Garcia (estagiária)