Doar sangue é coisa de super-herói

A alegria dos personagens de histórias em quadrinhos e animação invadiu a sede da Fundação Hemopa, neste sábado (26). Homem Aranha, Darth Vader, Capitão América, Mulher Maravilha, Power Ranger e muitos outros personagens que fazem parte do grupo ‘Os Supremos’ marcaram presença e arrastaram muitos doadores para abastecer o estoque de sangue. No total, 277 pessoas compareceram nas unidades de coleta da Batista Campos e Castanheira. Dessas, 241 doações foram concretizadas.
Viúva Negra está em alta no circuito do cinema e também pelo Hemopa. Any de Oliveira é quem dá vida ao personagem aqui em Belém. Ela convidou os amigos do trabalho para aumentar a corrente do bem. “Eu sou doadora de sangue. Doei mês passado e agora trouxe uns colegas de trabalho para doar, dispostos a virar heróis junto comigo”, destacou a técnica de obra.

“A gente sempre fica muito feliz em fazer parte desta ação. Ficamos satisfeitos em poder ajudar na conscientização da doação de sangue dentro deste universo da cultura pop que em Belém está crescendo muito”, destacou Kenneth Souza, um dos coordenadores da ação.
O grupo ‘Os Supremos’ também convidou a ‘Força Jovem’ da Assembleia de Deus para fazer parte desta ação. “Estamos sempre trabalhando em prol de ações beneficentes que auxiliam no desenvolvimento humano. E a doação de sangue é uma das vertentes de trabalho, por isso aceitamos o convite para estar aqui hoje”, disse Erlon Pinheiro, integrante da Força Jovem que mobilizou cerca de 50 voluntários neste sábado.

Gincana Solidária do Junho Vermelho

E para completar a brincadeira os servidores da vice prefeitura de Belém chegou para marcar presença na ‘Gincana Solidária’, que acontece entre os órgãos públicos durante este mês, onde se comemora o ‘Junho Vermelho’. O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, recepcionou o vice prefeito, Edilson Moura, que acompanhou a caravana.
“Estas parcerias com servidores municipais e estaduais é a maneira que o Hemopa tem de fomentar a causa da doação de sangue entre as pessoas que possuem como missão o dever à sociedade. E o projeto Gincana Solidária é uma forma de motivar essa disputa do bem”, destacou o presidente.

Quem pode ser um herói da vida real

A doação de sangue é um ato simples. O cidadão precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. A apresentação de um documento de identificação original e com foto é obrigatória.
Mas é importante lembrar que neste período de pandemia existem algumas restrições. Quem teve Covid-19 pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.
Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.