Em clima de copa do mundo, Abelardo Santos promove grande campanha de doação de sangue

No total, 276 bolsas de sangue foram doadas durante a programação. Cerca de mil pacientes deverão ser beneficiadas com esse quantitativo

Em parceria com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (HEMOPA), o Hospital Regional Abelardo Santos (HRAS), localizado no distrito de Icoaraci, em Belém, realizou a 4ª edição da campanha de doação de sangue, disponibilizando um espaço dentro da unidade para a captação. Em formato de gincana e com o tema “Venha para o time do HRAS e marque um colaço”, colaboradores, pacientes e acompanhantes foram incentivados a realizar o ato de solidariedade ao próximo.

Neste ano, a iniciativa fará parte da Gincana Estadual de Doação de Sangue, promovida pelo Hemopa, e que irá competir com os principais hospitais do Estado do Pará. “Temos um número alto de pacientes que precisam realizar transfusão sanguínea. Por isso, precisamos garantir que nosso estoque esteja sempre abastecido”, explica Adriléia Brito, coordenadora de enfermagem do HRAS.

“Ressaltamos que cada doação pode gerar até quatro bolsas de sangue. É o que sempre orientamos durante as campanhas, estimulando essa prática entre nossos colaboradores, pacientes e seus familiares”, finaliza a profissional.

A enfermeira Juliana Mesquita aproveitou a oportunidade e fez a doação. Ela, que já é doadora de sangue e medula óssea há sete anos e possui uma tipagem sanguínea rara, entende a importância do ato. “É gratificante saber que estou ajudando o próximo, principalmente por ter um tipo de sangue raro, que é o O negativo”.

Para Marcos Silveira, diretor executivo do HRAS, o trabalho por captação de bolsas de sangue ocorre o ano inteiro. “Sabemos da importância que a doação de sangue tem, principalmente para os nossos pacientes. Realizamos um trabalho árduo entre nossa equipe, que perpassa entre ações educativas até a doação”, ponderou.  

O HRAS mantém uma Agência Transfusional que atende os 340 leitos na unidade, nas UTIs (Unidade de Terapia Intensiva) e UCIs (Unidades de Cuidados Intermediários), além do bloco cirúrgico e da Unidade de Urgência e Emergência.

Critérios para doação

Para doar, é preciso estar saudável, pensando mais de 50kg, e ter entre 16 e 69 anos, (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal) e portar a carteira de identificação original com foto, podendo ser RG, Carteira de Trabalho, Passaporte ou CNH. 

Texto: Rafaela Palmieri/Ascom HRAS