Empresas privadas ajudam na mobilização de doadores de sangue

O profissional autônimo, Alex Almeida, doador voluntário há 7 anos, decidiu contribuir com o estoque de sangue do Hemopa e fez a doação nesta quinta-feira (16). No momento em que recebeu o lanche, após a doação, se surpreendeu. “Nossa, muito bom!”, quando viu o brinde que recebeu doado pela empresa Refrigerantes Garoto, uma garrafa de dois litros de guaraná garoto. “É claro que este não é o motivo principal de vir doar. A solidariedade tem que está acima de tudo. Eu vim porque sei que o movimento está baixo aqui no Hemopa. Mas é muito bom perceber que outras empresas estão se preocupando em ajudar em prol da doação de sangue”, destacou o voluntário.

Alex Almeida é doador há 7 anos.

A Fundação Hemopa recebeu a doação de 700 garrafas de refrigerante dois litros, da empresa paraense Refrigerantes Garoto, para distribuirmos para os voluntários que comparecerem ao Hemopa para fazer a doação de sangue. E a partir da próxima segunda (20), as unidades de coleta de Castanhal e Capanema também vão receber os brindes para oferecer aos doadores.

“O carinho que a gente tem pelo povo paraense, que nos ajudou a construir uma história de 70 anos no mercado, nos motiva a juntar esforços para ajudar com o que temos para oferecer. Sabemos que esse retorno ainda é pouco para retribuir, mas estamos dispostos a ajudar no que for possível neste momento difícil. Este é um ponta pé inicial para que outras empresas também façam o mesmo, escolham uma entidade para ajudar.”, ressaltou Fábio Vieira, empresário e proprietário da Refrigerantes Garoto.

O empresário Fábio Vieira compareceu ao Hemopa com as filhas.

O presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, agradeceu a generosidade e a parceria. “O nosso trabalho depende muito da parceria de cada um dos empresários, instituições públicas e grupos de entidades, que nos ajudam na mobilização de doadores voluntários todos os dias. Só temos que agradecer, pois graças a este esforço coletivo, estamos conseguindo atender a rede ospitalar do estado”, destacou.

Somente na primeira quinzena deste mês, a Fundação Hemopa contou com a parceria de 16 instituições para incentivo à doação voluntária de sangue, são elas: as Igrejas Assembleia de Deus e Adventista, a Guardas de Nossa Senhora de Nazaré, as Forças Armadas e Polícias Militar, civil e Rodoviária Federal, Sindicato de Transporte Escola de Ananindeua, Grupo Velozes e Amigos, Sangue Corinthiano Belém, os clubes Paysandu e Remo. Essas ações fazem toda a diferença para evitar um potencial desabastecimento de transfusão de sangue.

Quem pode doar sangue

O cidadão que deseja ser um doador de sangue precisa ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados de um responsável legal), estar bem de saúde, pesar mais de 50kg e estar bem alimentado antes da coleta. É necessário a apresentação de um documento de identificação oficial com foto (RG, CNH, Carteira de Trabalho ou passaporte).

É importante destacar que a doação de sangue não oferece nenhum risco de contaminação ao voluntário. O processo é seguro e rápido. As medidas de higienização foram intensificadas com disponibilização de álcool em gel para todos os doadores. Além disso, todos os servidores que atendem diretamente o público externo estão utilizando máscaras cirúrgicas. A cada utilização das cadeiras de coleta de sangue, os profissionais da área da limpeza fazem a higienização utilizando o álcool 70%.

Serviço:

Instituições interessadas em compor parceria com o Hemopa, devem entrar em contato com a Gerência de Captação de Doadores (Gecad) de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, por meio do contato: 32245048.

Clique aqui e veja o endereço das unidades de coleta de sangue no estado.