Estado entrega nova Agência Transfusional em Ourilândia do Norte

É a primeira Agência Transfusional entregue em 2024 e vai atender demandas do município de Ourilândia, Água Azul do Norte e Bannach

Iniciando 2024 com ações de descentralização dos serviços de saúde no Pará, o município de Ourilândia do Norte recebeu do Governo do Estado, a 16ª Agência Transfusional (AT) da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Esta é a primeira unidade transfusional entregue este ano pelo governador do Pará, Helder Barbalho, no Hospital Regional PA-279, em Ourilândia do Norte, região sul do Pará. A cerimônia de entrega ocorreu na manhã desta quinta-feira (25).

Na ocasião, o governador destacou a importância da descentralização da cobertura transfusional no Estado.

“Hoje estamos trazendo uma Agência Transfusional para o município de Ourilândia do Norte, isso significa que a partir deste dia em diante o município não precisará mais demandar oferta sanguínea de outra cidade do Estado, agora tem um estoque de sangue permanente, para descentralizar o serviço, ou seja, aproximar o atendimento de saúde das pessoas e vai funcionar 24 horas por dia”, destacou o governador.

Atualmente, o hospital regional é responsável pelo atendimento de 1,2 mil pacientes clínicos e cirúrgicos. A unidade contempla diversas especialidades: anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral, clínica pediátrica, dermatologia, geriatria, endocrinologia, ginecologia, gastroenterologia, mastologia, nefrologia, neurologia, neurocirurgia, obstetrícia de alto risco, oftalmologia, oncologia, ortopedia/traumatologia, otorrinolaringologia, pediatria clínica, pneumologia, plástica reparadora, reumatologia, proctologia, vascular e urologia.

“O Hemopa, com toda a sua equipe, atua diariamente com muita dedicação e empenho, desde a captação de doadores ao processamento e distribuição das bolsas de hemoderivados, levando sangue seguro e de qualidade para todas as regiões onde a saúde pública avança por todo esse Estado, essa é uma missão muito importante que a hemorrede paraense tem”, declarou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

Além de Ourilândia do Norte, a Agência Transfusional vai atender os municípios de Água Azul e Bannach e também os hospitais Santa Lúcia e do Hospital Municipal de Ourilândia do Norte. Inicialmente, a Agência Transfusional do hospital regional atenderá 90 transfusões por mês, tendo previsão de aumentar a abrangência para 300 transfusões mensais com a demanda das três unidades hospitalares.

A nova unidade transfusional conta com equipamentos de ponta para o armazenamento e distribuição de bolsas de sangue, incluindo câmaras de conservação de sangue, capela de fluxo laminar, freezer para plasma, centrífuga de bancada, banhos-maria, seladora de tubos e aglutinoscópio.

“Com essas inaugurações nasceu uma esperança em nós, hoje somos referência em saúde em Ourilândia e na PA-279”, disse o prefeito de Ourilândia do Norte, Júlio César Dairel.

As ATs destacam-se como uma iniciativa que visa a descentralização dos serviços da Hemorrede do estado. De 2019 a dezembro de 2023, foram entregues as Agências Transfusionais do Hospital Municipal de Uruará, Hospital Municipal de Jacareacanga, Hospital Municipal de Santarém, Hospital Materno Infantil de Marabá, Hospital Regional Público de Itaituba, Hospital Geral de Altamira, Hospital Estadual Público Galileu, Hospital Regional Abelardo Santos, no Hospital Municipal Silas Freitas, em Mãe do Rio, do Hospital Regional de Castanhal, do Hospital de Urgência e Emergência Augusto Chaves Rodrigues, em Marituba, as de São Félix do Xingu e de Tucumã, reforma da Agência Trasfusional de Tomé-Açu e a Agência Transfusional de Anajás.

Texto, por Helen Alves (Hemopa)