Fim de semana solidário beneficiará 2,4 mil pacientes da rede pública e privada do estado

Text_2

No sábado, dia 18, houve ainda a campanha com os aniversariantes solidários

Com o início das comemorações em alusão ao mês do doador de sangue, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), realizou campanhas internas e externas com voluntários e parceiros tanto na capital quanto no interior do Estado. As ações contabilizaram 700 doações de sangue que deverão beneficiar mais de 2 mil pacientes internados na rede hospitalar.

Na sede do Hemopa, no bairro de Batista Campos, em Belém, houve programação especial dedicada aos aniversariantes solidários. Esse foi um momento de celebração da vida e de solidariedade com o próximo. A gratidão e a esperança são sentimentos que prevaleceram ao longo de todo o processo de doação.

Edvaldo Silva foi um dos aniversariantes que buscou na Fundação o seu motivo de celebração da vida. “Doar sangue é doar vida, eu já sou doador de sangue, mas no meu aniversário é a primeira vez, e eu amei, convidei meus colegas para fazer a doação. Estou achando tudo ótimo, doação nota dez! É inesquecível, além de ajudar no meu aniversário, posso continuar incentivando muitas pessoas, é realmente gratificante”, disse o voluntário.

Além disso, houve também show com o cantor Adison Paranhos e a feira de saúde integrativa: Um olhar Sobre a Prevenção da Saúde do Dador de Sangue, em parceria com ligas acadêmicas, alunos residentes e atlética acadêmica. Essa é uma iniciativa de promoção da agenda de responsabilidade social da Fundação, mas também, uma forma de maior aproximação com a comunidade acadêmica do Estado, que por meio dessas ações são capazes de se fazerem cada vez mais presentes no dia a dia dos órgãos de saúde pública, e portanto, realizarem contribuições, sejam elas na captação de doadores ou na conscientização acerca da importância da doação voluntária. 

O Hemocentro Coordenador em Belém arrecadou 295 bolsas de sangue e registrou 389 comparecimentos. O Hemocentro de Castanhal realizou sua campanha em Igarapé-Açu, e contribuiu para os estoques do banco de sangue com cerca de 180 comparecimentos, 173 bolsas coletadas e obteve ainda 31 cadastros no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Já o Hemocentro de Santarém arrecadou cerca de 88 doações, o Hemonúcleo de Altamira fechou o final de semana com 43 candidatos à doação e 36 doadores efetivos, enquanto a Unidade de Tucuruí recebeu 23 candidatos perfeitamente aptos à doação de sangue.

Priscila Garcia é profissional de saúde e destaca a importância de ser doadora regular. “Eu doo desde os 17 anos e hoje completo 36 anos, e não parei mais de doar. Eu também sou enfermeira intensivista e o sentimento ao doar sangue é de esperança, nós sabemos que, sangue é vida, né? É ele o responsável pelo funcionamento hemodinâmico e sistemático”, avalia a doadora que celebra a iniciativa do Hemopa. “A gente se sente, de fato, lembrado, prestigiado, é muito bom”, concluiu Priscila.

Texto: Ascom/Hemopa Juliana Souza e Beatrz Silva (estagiárias)