Funcionamento no feriado Corpus Christi e final de semana

Text_2

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), informa que suas 11 unidades da hemorrede estadual não funcionarão para coleta de sangue no feriado de Corpus Christi, nesta quinta-feira, 3. No entanto, a gestão assegura que o atendimento transfusional à rede hospitalar é ininterrupto.

O serviço será retomado, normalmente, na sexta-feira, 4, em todas as unidades da hemorrede: Belém, Santarém, Castanhal, Marabá, Abaetetuba, Altamira, Tucuruí, Castanhal e Redenção.

No sábado, 5, funcionará o atendimento regular na sede do Hemopa e na Unidade de Coleta Castanheira, na BR 316, Km Zero. O Hemocentro Regional de Marabá, no sudeste paraense, vai abrir para coleta de sangue, de 7h às 17h.

Quem pode doar

O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.

Clique aqui e veja a unidade do Hemopa mais próximo de você.