Fundação Hemopa aproxima serviços da população incentivando doação de sangue em Santarém

Durante dois dias, profissionais do Hemocentro Regional mostraram aos frequentadores do Shopping Rio Tapajós a importância da doação voluntária

A Fundação Hemopa, por meio do Hemocentro Regional de Santarém, no Oeste do Pará, promoveu uma ação de conscientização sobre doação de sangue no Shopping Rio Tapajós, em parceria com o Centro Profissionalizante Esperança (Cepes), na terça e quarta-feira (16 e 17). O objetivo é aproximar o Hemopa da população, levando os serviços a outras localidades.

A iniciativa do Serviço de Captação de Doadores do hemocentro regional visa mobilizar o máximo de associações comunitárias dos bairros da Salvação, Maracanã, Juá, Santarenzinho, Amparo e Conquista, a fim de sensibilizar essa parcela da população sobre a importância da doação voluntária de sangue na região.

A meta estabelecida pelo Serviço de Captação foi de 50 bolsas, alcançada em dois dias de ação, podendo beneficiar até 200 pacientes da rede hospitalar pública da região.

A ação é um projeto-piloto da equipe do Serviço Social do Hemocentro Regional de Santarém, que busca cada vez mais a democratização do acesso as serviços de Hemoterapia e Hematologia gratuitos.

A assistente social do Hemopa em Santarém, Rejane Dias, foi responsável pelo suporte no evento. Ela informou que “é a primeira vez que nós estamos nos mobilizando neste Shopping para alcançar essa população do entorno, que está mais afastada do hemocentro. O Rio Tapajós’ fica mais perto deles”.

O líder comunitário do bairro do Juá, José Silva, fez dua doação de sangue e aprovou a iniciativa. “Muito bom! É mais próximo da nossa comunidade. Muitas vezes não conseguimos ir até o Hemopa devido à distância. Aqui eu já fiz minha doação”, disse o voluntário.

(Com informações de Beatriz Silva).

Texto: Ascom/Hemopa