Fundação Hemopa destaca Dia Nacional da Doação de Órgãos

Text_2

Hemocentro estadual garante o apoio a 34 unidades de saúde de diálise e a cinco centros transplantadores, da rede hospitalar pública e privada

No Dia Nacional da Doação de Órgãos celebrado, anualmente, em 27 de setembro, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Parái (Hemopa) destaca o trabalho que a instituição desenvolve, por meio do Programa Estadual de Transplantes.

O Hemocentro do Pará dispõe de uma equipe de Analistas Clínicos especializados em imunologia de transplantes e equipamentos tecnológicos de referência no Estado, responsáveis pela realização de exames de compatibilidade de doadores e receptores envolvidos no processo de doação. Todas as análises são executadas no laboratório de Imunogenética, que foi implantado em 2002 e com ele é possível identificar o HLA (Antígeno Leococitário Humano) do paciente e do doador e a prova de compatibilidade.

Dentre os órgãos e tecidos que podem ser obtidos de um doador falecido estão os rins, coração, pulmão, pâncreas, fígado e intestino, córneas, ossos, músculos, pele, veias e artérias.
Pacientes com problemas graves de saúde, como insuficiência renal crônica, doença cardíaca, pulmonar ou cirrose hepática, por exemplo, podem ser alguns dos casos de candidatos a transplante de órgãos e/ou tecidos, conforme indicação médica. Já a inscrição na fila de espera é feita a partir de equipes de referência credenciadas pelo Ministério da Saúde, via Sistema Nacional de Transplantes (SNT).

Dentro dessa assistência de média e alta complexidade, o Hemopa  atua na compatibilidade entre pacientes e doadores aparentados;  no cadastro e tipagens de doadores voluntários de medula óssea e  na busca por doadores não aparentados com fundamental suporte nas ações do Registro Brasileiro de Medula Óssea (Redome), que funciona no Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Rio de Janeiro, onde é  mantido pelo Sistema Nacional de Transplantes (SNT)/Ministério da Saúde (MS). 

A gerente do laboratório de Imunogenética, a biomédica Patrícia Jeanne, explica que de acordo com os dados do Censo do SNT, estão inscritos na fila de transplantes 596 candidatos. somente no período de janeiro a setembro de 2023. 

No Pará, o Hemopa garante o apoio a 34 unidades de saúde de diálise e a cinco centros transplantadores, da rede pública e privada. O hemocentro paraense conta com uma equipe de sobreaviso 24h initerruptas, composta por biomédicos, farmacêuticos e técnicos em patologia clínica.

Texto: Ascom/Hemopa