Fundação Hemopa e Sesma promovem ação de combate à dengue nesta semana

Text_2

Projeto ‘Sala de Espera’ oferta atividades lúdicas para alcançar as crianças e os adultos com temas diversos da saúde pública

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará, (Hemopa), por meio da Gerência Sociopsicopedagógica (GESPP), em parceria com a Secretária Municipal de Saúde (Sesma), realizaram, na segunda-feira (19), mais uma ação do projeto “Sala de Espera” que tem como objetivo trazer diversas temáticas e transformar a sala de espera em um espaço interativo para os pacientes e acompanhantes. Desta vez, o tema abordado foi “Combate à Dengue”. 

A iniciativa, envolveu a personagem “Maria Dengosa”, peça teatral de fantoches e momentos de interação com participação dos pacientes. O Hemopa promove nova ação de educação em saúde, durante esta semana, com a palestra “A importância da vacinação”, junto aos pais e responsáveis por crianças que estão em tratamento de doenças hematológicas, e usuárias dos serviços de saúde público. A atividade é feita com a parceria da Sesma. 

A pedagoga da Fundação Hemopa, Joyce Cunha, destacou a importância do projeto “Sala de Espera” em parceria com a equipe de educação em saúde da Sesma para a qualidade de vida dos pacientes, assistidos pela instituição. “Nossa parceria é de muitos anos, nos unimos para realizar este importante trabalho de conscientização para educar nossos pacientes para prevenir a dengue”, disse a profissional. 

As atividades realizadas de forma lúdica visam alcançar as crianças no momento da sala de espera, uma maneira de entreter e educar os responsáveis com os pequenos. A agente de combate a endemias e educadora de saúde, Lindany Teixeira, ressaltou que a iniciativa tem como objetivo informar de maneira simples e criativa para que a criança possa compreender dentro da própria linguagem.

“Apresentamos uma palestra aos pais e é essencial ter esse momento com as crianças, pois é uma forma de levar a nossa informação adiante. Trazer essas essas atividades e fazer com que a criança se divirta na mesma proporção em que ela se informa”, expressou a educadora em saúde.

A Fundação Hemopa tem uma função importante no cenário da saúde pública no Pará. A equipe está sempre atenta e com a finalidade de fazer essa associação e promover a educação conscientização e preparar essas crianças para um futuro no qual elas saberão como prevenir as doenças. A paciente Julia Costa, que recebe assistência no hemocentro, conta que gostou de participar da atividade. “Eu gostei muito de participar, a tia Joyce me levou para ajudar na historinha e eu aprendi que não pode deixar água parada e nem jogar lixo no chão para não dar mosquito”, concluiu a criança.

Texto da Ascom Hemopa com informações de Juliana Souza