Fundação Hemopa fecha final de semana de ações externas beneficiando mais de 2 mil pacientes

As ações de captação externas realizadas nas unidades regionais aconteceram nos dia 20 e 21 de abril

As ações externas de captação seguem sendo realizadas aos fins de semana. Durante os dias 20 e 21 de abril a Fundação Hemopa por meio das equipes multiprofissionais das unidades regionais e sede totalizaram 612 bolsas coletadas das quais poderão beneficiar até 2.448 mil pacientes em toda a rede de saúde do Pará.

O Hemocentro coordenador em Belém juntamente com as unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Metrópole finalizaram o balanço do final de semana com 249 bolsas coletadas e 331 comparecimentos. Já o Hemocentro Regional de Santarém totalizou 12 coletas dos 21 voluntários que compareceram à unidade principal.

A equipe do Hemocentro de Castanhal, por outro lado, contabilizou 144 doadores aptos dos 161 voluntários por meio do apoio de instituições e caravanas parceiras da Fundação, como foi o caso da programação da segunda edição do Sábado Solidário em abril. Além disso, a unidade também recebeu doadores do Projeto Vida Por Vidas pertencente a Igreja Adventista do Sétimo Dia que movimentou doadores de Castanhal e demais regiões como a do Grupo Kairós do município de Igarapé-Açú e de doadores de Ipixuna do Pará.

Felippe Mendes, é responsável por mobilizar caravanas de doação há 24 anos, seu grupo está presente na maioria das atividades de captação da Fundação como o Projeto Doador do Futuro, que incentiva futuros doadores a realizar a solidariedade. “O objetivo é mostrar que cada um tem uma importância na vida do outro, de uma maneira muito simples: através desse gesto solidário que é a doação de sangue”, comenta o líder.

Enquanto isso as unidades de coleta Altamira e Capanema, por meio da campanha externa no município de Viseu, fecharam seu final de semana com um total de 207 bolsas e 246 comparecimentos.

As campanhas de fim de semana promovidas em colaboração com as demais unidades regionais é uma parte fundamental da aplicação e manutenção da política estadual de descentralização da cobertura transfusional. As equipes multiprofissionais das unidades agem constantemente em prol da distribuição mais igualitária do sangue e seus componentes.

Texto: Beatriz Silva (estagiária) – Ascom/Hemopa