Fundação Hemopa finaliza campanha de final de semana beneficiando 1,7 mil pacientes 

Text_2

As ações de captação ocorreram nos dias 02 e 03 de março e fazem parte da agenda de descentralização da Hemorrede paraense

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) iniciou no último final de semana (02 e 03), a programação de campanhas de doação de sangue do mês de março. Ao todo, foram coletadas 449 bolsas de sangue, garantindo a cobertura transfusional de cerca de 1.796 pacientes em toda rede de saúde do Pará. 

O hemocentro coordenador, em Belém, em conjunto com as demais unidades de coleta localizadas nos shoppings Castanheira e Métropole, coletaram cerca de 221 bolsas e receberam 284 voluntários em suas instalações. Paralelamente, a equipe multiprofissional dos hemocentros regionais de Santarém, Castanhal e Marabá fecharam o final de semana com 219 doadores aptos e 273 comparecimentos

Durante essas ações voluntárias de doação, o hemocentro regional de Castanhal recebeu as caravanas Doadores Por Amor, do município de Mãe do Rio, localizado no leste do Pará, e dos membros da Igreja Adventista de Ferreira Penna da localidade de Santa Izabel, na Região Metropolitana de Belém. 

Com apoio da ação voluntária promovida no Bairro Liberdade, na unidade do Hemopa em Altamira, foram arrecadadas 09 bolsas dentre os 13 candidatos que se voluntariaram. A aniversariante, Eliene Pereira, foi uma das doadoras dessa campanha e como forma de festejar mais um ano de vida, ela realiza sua doação de sangue em nome da solidariedade e do amor ao próximo.

 “Para mim é uma satisfação muito grande de estar hoje aqui, em meu aniversário para doar sangue para as pessoas, porque eu já passei por esse momento de precisar da doação. Então, eu estou aqui para ajudar várias pessoas que também vão precisar da doação de sangue. Desde já agradeço e peço para que as pessoas venham doar e salvar vidas”,comenta a voluntária.

A descentralização do atendimento transfusional é essencial para a manutenção dos estoques e a garantia da cobertura transfusional no estado do Pará. É uma forma também de promover a autonomia das demais regiões e aproximar comunidades mais distantes dos serviços de hematologia e hemoterapia oferecidos pela Fundação Hemopa. 

Texto: Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Silva (estagiária).