Fundação Hemopa finaliza semana de capacitação com treinamento da plataforma do Processo Administrativo Eletrônico (PAE 4.0)

O projeto de qualificação interna aconteceu nos dias 19, 23 e 26 de fevereiro

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) finalizou nesta segunda-feira (26), a semana de capacitação com o treinamento para a plataforma do Protocolo Administrativo Eletrônico (PAE 4.0). A ação foi desenvolvida com intuito de qualificar os colaboradores da Fundação acerca da utilização das ferramentas da plataforma que rege o sistema de processos administrativos públicos do Estado. O PAE é um sistema atrelado ao Governo Digital (www.governodigital.pa.gov.br) que permite a criação e o processamento de documentos de forma eletrônica.

Com o suporte de facilitadores tanto da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) quanto da própria Fundação, o treinamento multidisciplinar da versão mais recente do sistema (4.0) buscou habilitar os servidores a pôr em prática a tramitação de diversos processos administrativos como: o desapensamento de documentos, consulta de processos, arquivamento, despachante, dentre outros.

Um dos tutores do treinamento, Salomão Melo da gerência de sistema integrado de protocolo da Seplad fala sobre a iniciativa. “As inovações com relação às funcionalidades da versão 4.0 realmente vieram abarcar de uma melhor maneira possível a criação, a tramitação e o fluxo dos documentos. É importante termos vindo aqui, notamos que as pessoas estão realmente tentando de alguma forma fazer com que a plataforma dê uma evasão a ele o mais breve possível”, comenta o colaborador.

A formação especializada interna faz parte da política de qualificação e incentivo ao desenvolvimento profissional dos servidores do Hemopa, planejada pela Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp). A fim de promover o aprimoramento do domínio dos indivíduos sob as ferramentas administrativas eletrônicas, a instituição, em conjunto com os demais órgãos do estado, estimula o aperfeiçoamento da mão de obra qualificada.

Leopoldo Machado, gerente de documentação e informação do Hemopa, comenta sobre a iniciativa “Nós tentamos realizar a capacitação de 100% da Fundação Hemopa. Nós faremos mais um treinamento por equipe nos setores ensinando os servidores e colaboradores a fazer o uso do PAE 4.0 e assim diminuir cada vez mais o uso de papel dentro da Fundação”, ressalta o profissional

Texto: ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva (estagiária)