Fundação Hemopa forma a primeira turma de bolsistas do PIBIC

Terminou o primeiro ciclo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) da Fundação Hemopa, implantado com a parceria da Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa (FAPESPA).

Foram 12 meses de trabalho intenso que proporcionou a 8 estudantes a oportunidade de desenvolver pesquisas científicas, orientados por servidores da Fundação Hemopa.

Marcelo Oliveira é um dos bolsistas, de biomedicina. A linha de pesquisa dele foi sobre a Leucemia Mieloide Crônica (LMC), que é um tipo de câncer não hereditário que se desenvolve na medula óssea. “Foi uma experiência muito gratificante. Pude ver como a doença se comporta de forma diferente em diversos países. E além disso, pude trocar a experiência com meu orientador sobre o assunto. Vou sair daqui com mais interesse pela pesquisa e produção de artigos científicos”, ressaltou.

Os bolsistas são das áreas de biomedicina, enfermagem, pedagogia e tecnologia em saneamento ambiental. Além do Marcelo, também fizeram parte do Programa os estudantes: Carolina de Alcântara Maneschy, Flávia Alcantara Coutinho, Luana Joana Barreto Cabral, Luane Nascimento Lopes, Pâmela Cristina Furtado Costa, Renato Gonçalves da Cunha e Victoria Helena Miranda Ribeiro.

“A atuação dos discentes de graduação foi de extrema importância para ações de ensino e pesquisa na Fundação, pois estimulou o desenvolvimento de pesquisa pelos servidores, bem como propiciou aos alunos de graduação a oportunidade de ampliar a formação acadêmica mediante a participação em projetos de pesquisa desenvolvidos na Fundação”, destacou Renata Hermes, assessora técnica do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação Hemopa.

O PIBIC tem como objetivo apoiar a criação e consolidação de grupos de pesquisa e incentivar e desenvolver o pensamento e a prática científica de estudantes de graduação na iniciação à pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica a graduandos sob orientação de servidores efetivos da Fundação HEMOPA.

Servidores orientadores: Aline Lira do Nascimento; Carlos Eduardo de Melo Amaral; Gilda Maria Maia Martins Saldanha; Katarine Antonia dos Santos Barile;  Letícia Marins Lamarão; Patrícia de Jeanne de Souza Mendonça Mattos; Renata Bezerra Hermes de Castro; Rubenilson Caldas Valois.