Fundação Hemopa forma novos especialistas da residência multiprofissional

Text_2

O Programa de Residência Multiprofissional oferta oito vagas, anualmente, distribuídas entre os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia

A formatura de novos especialistas da residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) aconteceu na noite do último sábado, 23, no auditório do Instituto de Gestão Previdenciária e Proteção Social do Pará (Igepps).

Estiveram presentes os titulares e representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Hospital Ophir Loyola (HOL) e servidores da Fundação Hemopa.

O Programa de Residência Multiprofissional do Hemopa é uma parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e oferta oito vagas, anualmente, distribuídas entre os cursos de Enfermagem, Biomedicina, Fisioterapia e Farmácia.

Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, investir na formação de novos especialista em hemoterapia e hematologia é fundamental para aprimorar a qualidade no atendimento aos pacientes no estado do Pará. 

“Poder entregar à sociedade, em parceria com a Uepa, novos profissionais especializados no convívio, no dia a dia das atividades, em uma fundação com referência nacional e internacional e cumprindo um princípio fundamental que é o atendimento ao SUS, é de extrema importância para a saúde pública do Estado. É isso que buscamos. Eles são a grande esperança do futuro da saúde”, disse o presidente do Hemopa.

A vice-reitora da Uepa, Ilma Pastana, ressaltou o papel essencial da Educação em saúde. “Investir na Educação é a nossa missão, porque a necessidade de terapias e estudos nessa área de hematologia e hemoterapia requer profissionais qualificados e competentes, além de estrutura física, equipamentos que o Hemopa dispõe e investe. Por isso, a Uepa incentiva e fortalece o programa de residência multiprofissional, valorizando as especializações”, concluiu.

Como instituição executora, o Hemopa promove o curso de residência com dois anos de duração. Ao longo de todos os anos do programa de residência foram formados 43 especialistas da área multiprofissional da fundação.

Larissa Vulcão, enfermeira, especialista em hematologia e hemoterapia, contou que a oportunidade da residência foi um momento de identificação. “Eu me reconheci dentro da especialidade e a Fundação, além de toda a representatividade que tem no Estado, nacional e internacional, pessoalmente representa para mim, onde eu me encontrei”, avaliou a especialista.

Christian Almeida é fisioterapeuta, especialista em hematologia e hemoterapia, encerra essa etapa com agradecimento. “É um sentimento de gratidão por concluir um ciclo e a felicidade gerada nesse momento tão importante, na verdade, uma caminhada de dois anos, do processo seletivo até a consagração final. Estou muito feliz pelo reconhecimento e por todos que estiveram comigo nessa fase”, declarou o profissional.

Durante a solenidade de formatura foram entregues ainda homenagens aos coordenadores e preceptores da residência multiprofissional.

A Fundação Hemopa é referência estadual no diagnóstico e tratamento das doenças não malignas ligadas ao sangue. Na instituição, os usuários também recebem atendimento multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, odontólogos, assistentes sociais e psicólogos. 

Serviço: Mais informações sobre a Residência Multiprofissional em Hematologia e Hemoterapia da Fundação Hemopa, em parceria com a Uepa, estão disponíveis no Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hemopa, e podem ser obtidas pelo e-mail nepes@hemopa.pa.gov.br.

Texto por Helen Alves (Hemopa).
Fotos: Carlos El-souki