Fundação Hemopa homenageia doadores voluntários e músicos

Com a primeira edição do ‘Doar Fest Music’, artistas participaram do momento de celebração da vida na sede do Hemocentro

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu em sua sede, em Belém, a primeira edição do “Doar Fest Music”, uma promoção do grupo Pro Music Belém, em homenagem à Semana do Doador de Sangue e ao Dia Nacional do Músico, comemorado nesta quarta-feira (22).

A parceria reuniu artistas paraenses, entre os quais Mariza Black, Alba Maria, Marinho, Anderson Freire, Jorginho Gomes e Adilson Alcântara.

“Em novembro nós festejamos e agradecemos às pessoas que frequentam o Hemopa, não só na Região Metropolitana, mas também nas demais unidades do Pará. Nós temos uma média dentro da Região Metropolitana de 4,5 mil doações de sangue por mês. Já no restante do Estado são cerca de 10 mil doações por ação voluntária todo mês. Isso é muito importante para manter a regularidade do estoque e um atendimento institucional em mais de 200 hospitais em todo o Pará”, destacou o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra.

Retorno à música – Marinho Gomes, um dos artistas participantes, passou por transplante de medula óssea. Diagnosticado com leucemia em 2019, ele realizou todo o tratamento no Hemopa e Hospital Ophir Loyola, onde foram realizados todos os processos que envolvem transfusão de sangue, internação, armazenamento e localização de um doador de medula óssea compatível, por meio do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Há pouco mais de três anos ele fez o transplante.

O músico disse que foi a primeira vez que se apresentou após o procedimento, realizado em 2020. “Eu estou muito feliz de retornar à música nesse dia tão especial. Gostaria de agradecer aos doadores, e a essa estrutura maravilhosa, que ajudou não só a mim, como ajuda centenas de milhares de pessoas todos os dias, que estão nos hospitais precisando de doações em cirurgias, tratamentos oncológicos e tantos outros casos”, contou o artista.

Manter os estoques de sangue é essencial para o devido funcionamento da rede de saúde no Estado e representa esperança de saúde e vida aos pacientes atendidos pelo Hemopa.

O “Doar Fest Music” também promoveu conscientização acerca da doação de sangue e homenageou doadores voluntários e os músicos.

Texto: Ascom/Hemopa, com informações de Beatriz Silva.