Fundação Hemopa inicia semana de capacitações com palestra sobre diversidade

Text_2

As demais palestras acontecerão no período de 24 a 26 de janeiro nas instalações do Hemocentro, em Belém

Nesta terça-feira (23), a Assessoria de Gestão de Pessoas (Agesp) da Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Pará (Hemopa) deu início a semana das Ações de Desenvolvimento de Pessoas de 2024, com a palestra intitulada “Diversidade: caminhos para combater o preconceito”. Direcionada à equipe interna de gestores da Fundação, a programação do projeto está prevista para acontecer ao longo desta semana, do dia 23 a 26 de janeiro, no Auditório do Hemocentro coordenador em Belém. 

A primeira palestra foi ministrada pelo professor doutor Marcelo Valente de Souza, atuando tanto na educação básica como na superior com foco em educação em saúde, cultura e diversidade. O palestrante discutiu sobre a pluralidade dos métodos pedagógicos aplicados à valorização da diversidade sociocultural presente nas dinâmicas do ambiente de trabalho.

“A mensagem que eu vim apresentar é sobre a importância do processo de acolhimento com pessoas diversas que freqüentam esse espaço, pensando numa educação em saúde acolhedora para esse olhar  de modo e refletir sobre esses preconceitos estruturais e mudarmos o cenário, principalmente entre nós que estamos no campo da saúde que visita muito a condição de gênero, de sexualidade, de raça, etnia e de religião. Há uma necessidade constante de nós estarmos nesse circuito de aprender e ensinar”, disse o professor.

Para a servidora Silvânia Assunção, que atua na Ouvidoria do Hemopa, a palestra foi enriquecedora. “Hoje fizemos uma reflexão acerca de diversos temas que traduzem a nossa vida enquanto profissionais da saúde, em especial à forma de tratamento aos nossos usuários sobre a questão da diversidade, da equidade, da escuta sensível e do papel social de todos os servidores e o facilitador ainda nos trouxe isso tudo contado em  versos e prosa”, avaliou a profissional.

A semana das Ações de  Desenvolvimento de Pessoas do Hemopa teve como intuito principal, a discussão de temas de grande relevância para o desenvolvimento pessoal e profissional dos servidores da Fundação. Dentre os demais debates promovidos ao longo da semana destacam-se as palestras acerca da Gestão de Conflitos, na quarta-feira (24) e Atendimento ao público com foco em serviços de Hemoterapia e Hematologia, previsto para quinta (25) e sexta (26). 

Texto: ascom Hemopa com informações de Beatriz Silva (estagiária)