Fundação Hemopa lança Campanha ‘No bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria’

Iniciativa integra ações estratégias para reforçar os estoques de sangue necessários para a demanda transfusional da rede hospitalar pública e privada

Com o tema “No Bloco Salva-Vidas, doar sangue é só alegria”, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) lançou, neste sábado (3), a Campanha de Doação de Sangue do Carnaval 2024. A iniciativa faz parte das ações estratégias para reforçar os estoques de sangue no Pará.

Nesse período festivo do ano, muitos aproveitam o feriado prolongado para viajar, os estoques precisam ser mantidos para atender à demanda transfusional da rede pública e privada de todo o Estado, como destaca o presidente do Hemopa, Paulo Bezerra.

“Hoje o Hemopa está presente em todas as regiões do Estado e tem expandido cada vez mais, levando ações como essa e serviços tão importantes, avançando na cobertura transfusional, chegando àquelas pessoas que precisam ser atendidas durante o decorrer de seus tratamentos de saúde. Então essa grande mobilização é uma maneira de alavancar os nossos estoques em nosso Estado”, disse o gestor.

O idealizador do grupo “Cantor Sangue Bom”, Luiz Fernando Silva, conta que em quase três ano de formação do coletivo, a iniciativa se espalhou do Pará para o restante do Brasil entre a categoria profissional. “A campanha “Pintor Sangue Bom” começou em 2022 com um grupo pequeno aqui no Pará e em 2023 cresceu, conseguimos quase 700 doações de sangue e a nossa meta é chegar a 1.000 doações”, disse.

Na campanha de carnaval de 2023 foram registrados 10.034 candidatos voluntários que compareceram às unidades de coleta do Hemopa e 8.101 doações de sangue. Em 2024, a expectativa é de que haja um aumento de 15% em relação à campanha do ano anterior.

Ailton Neto, estudante e integrante do grupo Artcosplay, já está na sua quarta doação de sangue e demonstra a sua satisfação em ajudar ao próximo. “É uma sensação de gratidão, por estar contribuindo para salvar vidas, ainda mais nesse período de carnaval, então para mim é sempre importante vir fazer a minha doação, é um ato que me renova”, completou o jovem.

A programação da Campanha de Carnaval segue até o dia 9 de fevereiro, com uma série de apresentações musicais, oficinas, caravanas solidárias, no hemocentro em Belém e nas oito unidades regionais da instituição, nos municípios de Castanhal, Marabá, Santarém, Abaeteuba, Capanema, Altamira, Tucuruí e Redenção.

Campanha Doadores Futebol Clube
O lançamento oficial da campanha do Hemopa contou com a parceria da Campanha de doação de sangue alusiva ao Parazão Banpará 2024 “Doadores Futebol Clube”, da Cultura Rede de Comunicação. A iniciativa é realizada pela emissora desde 2016, contou com a presença de artistas regionais e a transmissão ao vivo da Rádio Cultura (93,7 FM) com os programas Estação Cultural, Batidão da Cultura e o Clube do Samba, com os apresentadores e convidados e também com a participação da TV Cultura direto da sede do Hemopa.

Segundo o presidente da Funtelpa, Miro Sanova, essa parceria com o Hemopa fundamental. “O Doadores Futebol Clube é uma grande campanha que ressalta essa importante causa que visa a doação de sangue e sabemos que assim podemos salvar muitas vidas”, salientou.

Os três principais times de futebol do Pará, Remo, Paysandu e Tuna, marcaram presença com a participação dos mascotes das torcidas.

“A gente sempre diz que o clube do Remo não é só futebol, pois temos uma grande possibilidade através da nossa torcida, que é imensa, de fazer a diferença, trazê-los para contribuir com um bem tão importante que é doar sangue”, avaliou Andrea Bezerra, diretora social do Clube do Remo.

Para Ieda Almeida, diretora deliberativa do Paysandu essa campanha é primordial e que mobiliza os bicolores. “É um ato solidário que a torcida se une a esta causa muito especial e tão necessária com o único objetivo de ajudar o próximo”, pontuou a diretora.

A iniciativa também contou com a participação de cantores e grupos de samba e carimbó. Gabiru Cigano, músico e produtor do grupo Carimbó Selvagem, ressalta a importância desse ato solidário entre os grupos de carimbó do Pará.

“Nós sempre acompanhamos as campanhas da doação de sangue e essa grande frente que o Hemopa faz há tantos anos para ajudar a nossa população, dando essa possibilidade de salvar vidas. Então nós apoiamos essa causa e a garantia do bem estar, o bem viver e a dignidade de todos”, disse o músico.

O cantor Mahrco Monteiro esteve no Hemopa para participar da programação musical da campanha e celebrou a oportunidade. “É muito gratificante estar junto nesse causa que com apenas uma doação é possível salvar até 4 vidas”, disse o artista que finalizou, “um dia nós mesmo podemos precisar”.