Fundação Hemopa promove curso de capacitação para produção de plaquetas em Castanhal

Text_2

A Fundação Hemopa finalizou o curso de Implantação de Novas Rotinas de Trabalho para Produção de Plaquetas no Hemocentro Regional de Castanhal. O evento ocorreu no período de 29 de maio a 02 de junho e teve como objetivo fornecer capacitação aos servidores e colaboradores envolvendo os processos técnicos da produção de plaquetas, melhorando dessa forma, a qualidade dos serviços prestados. 

Organizado pelo Hemocentro Coordenador, em Belém, o curso nasce a partir da necessidade de integração da sede e suas demais unidades em resposta a ampliação de serviços de saúde do município de Castanhal e região. 

Com o intuito de expandir seus serviços a pacientes oncológicos que dependem da disponibilidade de plaquetas, o Hemocentro Regional de Castanhal precisou implantar uma nova rotina de trabalho para aumentar sua autonomia na produção desse componente, visto o aumento da demanda sobre o serviço.

A equipe responsável pelo evento disponibilizou a difusão de uma série de conhecimentos técnicos e práticos essenciais na rotina desses profissionais, fazendo com que os profissionais os apliquem na prestação de seus respectivos serviços. Cláudio Alves, é técnico em patologia clínica e servidor do setor de processamentos do Hemopa em Castanhal e fala um pouco sobre sua experiência no curso. “O que chamou a atenção foi a equipe de Belém envolvida, desde a triagem, coleta, controle de qualidade que vieram nos orientar, então foi um ganho pessoal bastante produtivo na questão técnica e esse ganho pessoal foi nesse sentido. Eu acredito que a capacitação é uma técnica a mais que nós vamos implementar para garantir um trabalho eficaz para a gente fazer uma boa distribuição dessas plaquetas com qualidade e baseado no serviço de eficiência”,  disse o profissional. 

Essa iniciativa demonstra o compromisso da Fundação Hemopa com seus colaboradores e comunidade externa. A ampliação e o desenvolvimento profissional de sua equipe é vista como prioridade, além de ser algo que agrega diretamente a qualidade dos serviços prestados nas unidades espalhadas pelo estado. Por isso, entender o impacto e a importância dessa ação é essencial, especialmente do ponto de vista interno, como é o caso de Lisanna Monteiro, farmacêutica bioquímica do setor de processamento do Hemocentro Regional de Castanhal. “Essa capacitação está sendo muito importante, porque ela está nos possibilitando produzir hemocomponentes que antes não eram parte da nossa rotina normal de produção e com isso vai agilizar o atendimento à demanda transfusional na nossa área de atuação.” comenta a servidora.

Texto: Ascom Hemopa (com informações de Beatriz Cunha)