Fundação Hemopa promove palestra para alunos de biomedicina

A visita dos estudantes faz parte de um projeto da academia paraense de biomedicina

Na última semana a Sede da Fundação Hemopa, localizada no bairro Batista Campos, em Belém, recebeu a visita dos alunos do curso de biomedicina da Estácio. A visita integra o projeto “biomedicina solidária” da Academia Paraense de Biomedicina, e visa aproximar os alunos desse curso em universidades do Pará aos serviços prestados pela Fundação.

Michele Amaral é uma das fundadoras do projeto “biomedicina solidária”.

Durante a visita, os estudantes participaram de uma palestra educativa sobre a doação de sangue, de medula óssea e o processamento do sangue, além de realizarem um “tour” pelos laboratórios do Hemopa. A biomédica Michele Amaral é uma das fundadoras do projeto biomedicina solidária e esteve com os alunos na visita. “Eu considero o evento extremamente importante. A ideia é trazer estudantes dos primeiros semestres do curso para que eles se familiarizem com as diversas possibilidades que a biomedicina pode proporcionar, é fundamental também para disseminar informação acerca da doação de sangue e da importância desse ato”, disse a biomédica.

Pâmela Souza

Apesar de estar no sétimo semestre do curso, a estudante Pâmela Souza, 23, acompanhou os calouros durante toda a programação. Segundo a estudante, a palestra foi fundamental para tirar algumas dúvidas a respeito da doação e democratizar algumas informações sobre a questão da doação de sangue, medula óssea e células-tronco. “A minha instituição é a Faculdade Cosmopolita, porém eu sempre venho acompanhar os calouros das universidades durante as ações da academia paraense”, comentou Pâmela.

A caloura Rayssa Soares aproveitou a oportunidade da visita para realizar a sua primeira doação de medula óssea, e disse que a sensação é maravilhosa. “A minha expectativa era doar sangue, porém eu fiz uma tatuagem recentemente. Eu nunca me imaginava realizando doação de medula, mas depois que eu soube que a doação de medula é tão importante quanto a de sangue eu resolvi doar, é muito satisfatório saber que você pode ajudar outra pessoa em qualquer lugar do mundo”, relatou a caloura.

A Fundação Hemopa segue em parceria com a Academia Paraense de Biomedicina, visando democratizar informações e dar aos estudantes de biomedicina das diversas instituições de ensino superior do Pará a oportunidade de conhecer e ver de perto uma das habilitações do profissional biomédico.

A sede do Hemopa fica na Trav. Padre Eutíquio, nº 2109, no bairro Batista Campos, em Belém.Interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue, devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, de 8h às 17h.

Critérios para doar sangue:

– Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura

– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

– Ter mais de 50 quilos;

– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

– Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

– Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

– Apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura

– Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas.

– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto: AscomHemopa (com informações de Caio Brandão)