Fundação Hemopa prossegue campanhas interna e externa de doação de sangue

A programação, realizada em todas as unidades da Fundação, tem como tema a Copa do Mundo e a parceria de instituições, servidores públicos e atletas

Com a temática da Copa do Mundo 2022, maior evento de futebol do planeta, a Fundação Hemopa prossegue a campanha “Na Copa da vida, todos os doadores são campeões” até o próximo dia 30, que terá seu ponto alto no Dia Nacional do Doador de Sangue – 25 de Novembro, momento de agradecer aos voluntários que doam sangue e salvam vidas.

Nesta semana, o cronograma de coletas conta com ações internas na sede da Fundação Hemopa, em Belém. Nesta quarta-feira (09), a campanha terá a parceria do Centro Loa Salle; na quinta (10), da Central Unidas das Favelas (Cufa), e na sexta (11), da Clínica Cyntia Charone, de alunos da Escola Técnica Albert Einstein e do Grupo G. Dias.

Campanhas externas – Na quarta e na quinta-feira também haverá campanha em parceria com o Hospital Regional Dr. Abelardo Santos, na Avenida Augusto Montenegro, KM-13, bairro da Agulha, em Icoaraci (distrito de Belém).

Integrante de uma das diversas caravanas solidárias que contribuem com a campanha alusiva à Copa do Mundo, o doador Sanival Barros, 52 anos, repetiu o gesto que realizada desde os 18 anos, quando era militar. Com décadas ajudando a salvar vidas, ele disse que a doação de sangue “é uma prática de vida que eu adotei e vou seguir até onde Deus permitir. A sensação de gratidão em poder doar sangue é imensa”. O servidor público fez parte de uma caravana oriunda de Tomé-Açu, município do nordeste paraense. No grupo de 30 voluntários, um deles era filho de Sanival, que já segue o exemplo solidário do pai.

Gincana – Neste mês, a Fundação Hemopa também realiza a Gincana Solidária, reunindo instituições públicas do Estado, na sede do Hemocentro, bairro Batista Campos. Para a próxima sexta-feira (11) está marcada a participação na Gincana de servidores da Fundação ParáPaz, a partir de 09 h.

A campanha atual é realizada em todas as unidades da hemorrede estadual: Hemocentros Regionais de Castanhal, Marabá e Santarém, e Hemonúcleos de Altamira, Tucuruí, Redenção e Abaetetuba, que terão programações específicas.

O objetivo da principal campanha de doação de sangue da hemorrede brasileira é aumentar o número de doações de sangue para atendimento integral da demanda transfusional da rede hospitalar de baixa, média e alta complexidade, especialmente para pacientes atendidos nas urgências e emergências, e nos setores oncológicos e de trauma.

Esporte – Também estão mobilizados para a campanha atletas das seguintes equipes: Tuna Bike, Futebol Tuna Luso, Clube do Paysandu, Clube do Remo, Futebol Americano, Regatas da Tuna, Pedal Mulher Nota 100/ Ciclismo feminino, All Star Rodas, Equipe Esportiva para Pessoas com Deficiências, Atletas Basquete, Krav Maga, Karatê, Capoeira e Defesa Pessoal Feminina, Corrida de Rua, Assessoria Esportiva e Torcida Feminina do Remo.

Para doar sangue é preciso:
– Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);
– Ter mais de 50 kg;
– Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);
– Dormir pelo menos 6h nas 24h anteriores à doação;
– Não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação;
– Ter intervalo entre doações de 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;
– Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de 2 dias após cada dose para quem recebeu a vacina Coronavac, e 7 dias para quem recebeu as demais vacinas.
– Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Locais para doação de sangue:

Hemocentro Belém
Travessa Padre Eutíquio, nº 2109, Bairro Batista Campos.
Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h30 às 18 h, e no sábado, 7h30 às 17h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de Coleta Castanheira
Rodovia BR-316, KM-01 – Pórtico Belém – Castanheira
(em frente à entrada do Shopping Castanheira).
Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h30 às 18h; sábados, 7h30 às 17h, e domingos, 8h às 15h.
Contato: 0800 280 8118.

Posto de Coleta Pátio Belém
Travessa Padre Eutíquio, n° 1078 – Batista Campos.
Estação Cidadania, 1º Piso do Shopping Pátio Belém.
Atendimento: segunda a sexta-feira, 10h às 16h30.

Hemocentro Castanhal
Novo endereço: Rua Quincas Nascimento, nº 521 – Saudade.
Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h às 13h.
Contatos: 3412-4400 (geral) / 3412-4404 (Serviço Social).

Hemocentro de Santarém
Avenida Frei Vicente, nº 696, entre as alamedas 30 e 31 – Aeroporto Velho.
Contato: (93) 3524-7550.

Hemocentro de Marabá
Rodovia BR-230 (Transamazônica), Quadra 12 – Agrópole do Incra.
Atendimento: de segunda a sexta-feira, 7h às 13h.
Contato: (94) 3312-9150.

Hemonúcleo de Abaetetuba
Avenida Santos Dumont, s/n – Bairro São Lourenço.
Contato: (91) 98568-3396.

Hemonúcleo de Altamira
Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, s/n – Esplanada do Xingu.
Contato: (93) 98415-6282.

Hemonúcleo de Capanema
Rodovia BR-308, KM-0 – São Cristóvão.
Contato: (91) 98568-3339.

Hemonúcleo de Redenção
Avenida Santa Tereza, s/n – Centro.
Atendimento: segunda a sexta-feira, 7h30 às 12h30.
Contato: (94) 98414-3955.

Hemonúcleo de Tucuruí
Avenida Veridiano Cardoso, s/n, BR-422 – Santa Mônica.
Contato: (94) 98415-9006.