Fundação Hemopa realiza campanha de doação em colaboração com Grupo Liberal 

Text_2

Jornal mobiliza seus funcionários a contribuir para o abastecimento dos bancos de sangue 

Nesta terça-feira (13) a Fundação Hemopa realiza campanha de doação em parceria com o Grupo Liberal. A ação foi destinada aos colaboradores da sede do Jornal e teve como objetivo a promoção da importância de salvar vidas. Com o apoio dos doadores e da equipe de coleta da instituição, mais de 184 vidas serão beneficiadas com essa iniciativa. 

O Liberal é um jornal brasileiro que circula em Belém e no restante do estado do Pará desde o ano de 1946. Há quatro anos, o grupo iniciou essa ação de incentivo à doação de sangue, com intuito é influenciar a concretização desse ato de soliedariedade e aproximar a população dos hemocentros. O evento faz parte do calendário oficial da empresa, o que demonstra o compromisso do Jornal com sua agenda de responsabilidade social para com os estoques de insumos sanguíneos da região.

Paloma Lobato é jornalista e realizou sua doação durante a campanha. Ela comenta um pouco sobre a importância desse ato de solidariedade enquanto comunicadora e cidadã. “Acredito que como comunicadora, temos um papel muito importante na sociedade, de poder mostrar para as pessoas o quanto esse trabalho que o Hemopa faz é importante. E a partir dessa doação que é feita, a gente também consegue realizar o papel de cidadão, de influenciar as pessoas também a tomarem uma atitude como essa, a mostrar que é simples, que não é um bicho de sete cabeças, que é possível doar até mesmo em um dia comum de trabalho”, ressalta a profissional.

A doação tem o poder de transformar o cidadão de diversas formas, como no desenvolvimento de um senso de empatia, e nada mais solidário como o ato de dividir o sangue com outra pessoa. 

O Hemopa é um órgão que garante o acesso da população paraense a diversos processos hematológicos e hematoterapeuticos de forma gratuita e garantidos pelo selo de excelência oferecido pelos profisionais do hemocentro. As campanhas externas de doação realizadas por essa instituição são um dos pilares de manutenção dos estoques de sangue.

Serviço: interessados em compor parceria com a Fundação Hemopa em prol da doação de sangue, devem entrar em contato pelos telefones (91) 3224-5048 / 0800 280 8118, de segunda-feira a sábado, das 8h às 17h.

Critérios para doar sangue:

-Apresentar documento oficial, original com foto e assinatura;

-Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de responsável legal);

-Ter mais de 50 quilos;

-Estar bem alimentado (não pode estar em jejum);

-Dormir pelo menos 6 horas nas 24 horas anteriores à doação;

-Não ingerir bebida alcoólica 12 horas antes da doação;

-Apresentar documento de identidade oficial, com foto e assinatura;

-Ter intervalo entre doações de dois meses para homens e três meses para mulheres;

-Quem se vacinou contra a Covid-19 pode doar sangue, sendo necessário um intervalo de dois dias entre cada dose, para quem recebeu a vacina Coronavac, e sete dias para quem recebeu as demais vacinas;

-Quem teve Covid-19 pode doar sangue 10 dias após a cura.

Texto: Ascom Hemopa com informações de Beatriz Cunha (estagiária)