Fundação Hemopa realiza campanha de doação na Universidade do Estado do Pará

Text_2

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) receberam voluntários na ação Trote Solidário 

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) por meio de sua parceria com a o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e o Centro de Ciências Naturais e Tecnologia (CCNT) da Universidade do Estado do Pará (UEPA) realiza mais uma campanha de doação com apoio da unidade móvel de coleta. A ação fez parte da programação de recepção dos calouros 2024, o Trote Solidário. 

As campanhas que envolvem o deslocamento da unidade móvel são sempre muito benéficas tendo em vista as políticas de descentralização da doação de sangue da Fundação. Essa é uma estratégia usada pelas demais unidades regionais que promovem ações nos municípios mais afastados, possibilitando dessa forma, uma maior cobertura das demandas transfusionais.

Nesse contexto, a campanha externa em colaboração com a UEPA realizada tanto no campus CCBS quanto no CCNT totalizou cerca de 81 bolsas de sangue coletadas e 136 comparecimentos. 

Rebecca Pinheiro, caloura de Biomedicina da UEPA foi uma das doadoras voluntárias da campanha Trote Solidário. “A doação de sangue é de extrema importância para a nossa sociedade em geral, principalmente, pelo fato de você poder estar salvando uma vida de fato quanto a doação de sangue, seja no momento de transplante, seja de qualquer outra necessidade que ela precise. Enquanto estudante de Biomedicina você tem essa consciência desde sempre, que você pode sim ajudar de fato a pessoa” disse a caloura.

As ações descentralizadoras promovidas pela equipe de captação da Fundação Hemopa são fundamentais para o abastecimento dos bancos de sangue e para a garantia da cobertura transfusional. Nesse sentido, o fortalecimento dos laços institucionais entre a Fundação e a Uepa são importantes para sensibilizar a população sobre a doação de sangue, e uma oportunidade de aproximar cada vez mais a comunidade acadêmica dos processos transfusionais e seus benefícios. 

O doutor Emmanuel Sousa, diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPA comenta sobre a parceria entre as instituições. “Esssa parceria mantida entre a Universidade do Estado do Pará e o Hemopa é muito importante no sentido de a gente promover o que nós estamos fazendo hoje, que é a doação de sangue. Esse é um ato solidário e que nós fazemos sempre no sentido de melhorar a qualidade do serviço da assistência da hematologia e a hemoterapia do estado Pará”, concluiu o diretor.

Texto de Beatriz Cunha (estagiária) / Ascom Hemopa