Fundação Hemopa realiza o I Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC

Nesta quarta (9), a Fundação Hemopa promoveu o I Seminário do Programa Institucional de Iniciação Científica PIBIC, no auditório Osvaldo Bellarmino, no prédio sede da Fundação. O evento foi idealizado com o objetivo de compartilhar as atividades e resultados finais das pesquisas desenvolvidas pelos discentes contempladas com as bolsas disponibilizadas pela FAPESPA.

Oito alunos bolsistas apresentaram seus trabalhos para o público interno de servidores, pesquisadores e convidados especiais. O evento teve que ser restrito ao número de participantes para obedecer as normas de distanciamento social por causa da pandemia do novo coronavírus.

“O Programa de Iniciação Científica na Fundação Hemopa é de suma importância para estimular o desenvolvimento de pesquisa na instituição, assim como possibilita que estudantes de graduação tenham formação acadêmica voltada pra pesquisa, especialmente na área da Hematologia e Hemoterapia”, destacou Renata Hermes, coordenadora do Núcleo de Ensino e Pesquisa da Fundação.

Acompanhe o resumo dos projetos de pesquisa:

Flávia Alcântara Coutinho, apresentou o projeto de pesquisa: Doença hemolítica do recém-nascido evidenciados no laboratório de imunohematologia da Fundação Hemopa, orientada pela professora e servidora, Renata Bezerra Hermes de Castro.

O projeto de pesquisa ‘Perfil epidemiológico, sorológico e molecular de doadores de sangue inaptos na triagem para HTLV na Fundação Hemopa’, foi apresentado pela bolsista Carolina de Alcântara Maneschy, orientada pela professora e servidora Katarine Antônia dos Santos Barile.

A aluna Victoria Helena Miranda Ribeiro, apresentou a pesquisa ‘Práticas lúdico-pedagógicas com crianças atendidas na unidade de transfusão da Fundação Hemopa’, que tem como orientadora a professora e servidora Gilda Maria Maia Martins Saldanha.

O projeto de pesquisa ‘Associação entre os transcritos do gene BCR-ABL e o perfil hematológico laboratorial’, foi apresentado pelo bolsista, Marcelo Braga de Oliveira. O orientador do trabalho é o professor e servidor Carlos Eduardo de Melo Amaral.

A bolsista Luana Joana Barreto Cabral, fez a exposição do projeto de pesquisa ‘Frequência alélica HLA de classe I e II em doadores voluntários de medula óssea do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Estado do Pará’. A professora e servidora, Patrícia de Jeanne de Souza Mendonça Mattos, é a orientadora responsável.

O projeto de pesquisa ‘Construção de um instrumento educacional para os cuidados de enfermagem na terapia transfusional’, foi apresentado pela aluna Pâmela Cristina Furtado Costa que tem como orientador, o professor e servidor Rubenilson Caldas Valois.

O aluno de iniciação científica, Renato Gonçalves da Cunha, apresentou o projeto ‘Análise comparativa entre a reação citoquímica da mieloperoxidase e a imunofenotipagem por citometria de fluxo no diagnóstico diferencial das leucemias agudas’, orientado pela servidora Aline Lira do Nascimento.

O projeto de pesquisa ‘Investigação de Prevalência de infecção pelo vírus da dengue, zika e chikungunya em doadores de sangue do estado do Pará’, foi apresentado por Luane Nascimento Lopes que teve como orientadora, a servidora Letícia Martins Lamarão.