Fundação Hemopa recebe campanha solidária de calouros de Biomedicina da UEPA

Ação organizada pelos próprios alunos visa a conscientização sobre a doação

Nesta quarta-feira (8) a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) recebeu uma campanha solidária da turma de calouros de Biomedicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Essa iniciativa teve como objetivo promover a agenda de responsabilidade social e colocar em prática os conhecimentos da disciplina de Hemoterapia Laboratorial previstos aos estudantes recém ingressados no curso.

Essa foi uma iniciativa dos próprios alunos que viram na doação de sangue uma oportunidade de presenciar na prática o que é aprendido em sala de aula. A ação é de suma importância visto que é uma forma de difundir informações sobre a doação regular e voluntária de sangue. Além disso, contribui para a manutenção dos estoques da hemorrede estadual e é também uma maneira de estimular e fortalecer a integração entre a comunidade acadêmica e o Hemopa.

Cristina Frade é biomédica e professora da turma de calouros de Biomedicina. Ela demonstra satisfação pela iniciativa de seus alunos e comenta sobre a campanha solidária. “Então foi a iniciativa toda deles, eles organizaram todas as etapas e eu como professora fico muito feliz da gente ver essa autonomia, essa dedicação e desempenho, e fazer conhecimento, se tornar algo muito maior. Essa também é uma forma deles aprenderem desde já sobre responsabilidade social e já terem esse sentimento da cultura da doação, que é muito importante”, diz a profissional da saúde.

É essencial que todo e qualquer profissional de saúde vivencie o mais cedo possível o dia a dia das redes hospitalares estaduais. Esse contato direto tanto com as equipes clínicas quanto com os próprios pacientes é uma forma de humanizar o serviço de saúde ao mesmo tempo que fomenta futuros atos de soliedariedade, como é o caso dessa campanha. Túlio Colares é aluno do oitavo semestre de Biomedicina na UEPA e foi um dos alunos que realizaram a doação. “Minha turma tinha organizado também uma campanha de doação de sangue e por isso eu já tinha um pouco de experiência prévia. A partir do momento que a gente realiza o processo de doação de sangue, a gente pode salvar até quatro vidas, então estou muito alegre de poder ajudar outras pessoas hoje “, comenta o graduando.

Texto: Ascom Hemopa, com informações de Beatriz Silva (estagiária)