Fundação Hemopa recebe novos residentes da área da saúde em 2024

Text_2

Os profissionais da saúdes puderam conhecer os processos logísticos da Fundação

A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) está com novos residentes da equipe multidisciplinar da insituição. Na última quinta-feira, 29, foi realizada a recepção dos novos residentes e contou com o tradicional Hemotour pelas instalações do hemocentro acompanhado de alguns colaboradores que os guiaram acerca do cotidiano na sede, em Belém, na última quinta-feira (29).

A formação da equipe de residentes da Fundação é voltada para profissionais em diversas áreas, entre elas: biomedicina, enfermagem e farmácia. Os alunos do programa multidisciplinar de residência puderam ter seu primeiro contato com os processos sistemáticos do ciclo do sangue que vai desde a captação, nas salas de coleta, ao processamento, armazenamento à distribuição dos hemocomponentes. O Hemopa cria esse programa com o objetivo de desenvolver profissionais capazes de atender as exigências de um serviço de hemoterapia e hematologia de excelência.

Pedro Fernandes, farmacêutico e recém aprovado no programa de residência no Hemopa fala sobre o acolhimento ao chegar na instituição. “Hoje foi muito especial, porque a gente foi muito bem acolhido pelos residentes do segundo ano, no qual eles apresentaram um pouco como é que funciona toda a logística da hemoterapia e da hematologia aqui na Fundação Hemopa. Sempre foi um sonho entrar na residência e mais ainda dentro dessa parte de hemoterapia, pois a gente vê muito pouco dentro da faculdade, então acredito que daqui para frente vai ser uma experiência muito produtiva, principalmente para mim, que sou farmacêutico”, declarou.

O período de duração do programa de especialização (residência) é de dois anos, onde os profissionais da área da saúde serão capazes de desenvolver a produção de pesquisa e extensão, ao passo que eles contribuem, também, para a qualidade e excelência dos serviços na Fundação Hemopa. O residente, João Pedro Lima, comenta sobre as boas vindas. “Eu me senti muito especial, bastante acolhido pelos residentes R2, me senti parte dessa equipe, e sentir que a Fundação é muito mais do que a gente imagina e quanto mais a gente descobre, mais a gente quer conhecer a respeito. Eu planejo aprender tudo que eles têm que me oferecer, tanto a UEPA quanto o Hemopa, e sair daqui uma pessoa completamente diferente de hoje, de como eu entrei”, disse o residente.


Texto: Ascom Hemopa (com informações de Beatriz Cunha)