Fundação Hemopa ressalta a importância do profissional de Farmácia na assistência hematológica

Text_2

Nessa sexta (20), a Fundação Hemopa une-se ao resto do País em comemoração ao Dia Nacional do Farmacêutico. Referência na assistência  em Hemoterapia e Hematologia no Pará, a Fundação Hemopa conta com o profissional de Farmácia na sua equipe multiprofissional e tem importante papel no atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Na sede do hemocentro, em Belém há o registro de atendimento ativo de mais de 16 mil pacientes hematológicos, que contam com atendimento Ambulatorial. Mensalmente, a Farmácia do Hemopa dispensa uma média de 25 mil unidades de medicamentos aos usuários com patologia do sangue. 

Farmacêutico coordenadora da Farmácia do Hemopa

Para o coordenador da Farmácia, Robson Paixão, entre as principais atribuições do serviço, além de fornecer o medicamento certo, na dose certa e para o paciente certo, é garantir o acompanhamento de todo o tratamento do paciente. “É necessário verificar se ele tem alguma queixa relacionada ao uso do medicamento, se a resposta que ele está obtendo é a desejada, se ele está evoluindo bem. Tudo isso é avaliado por nós, farmacêuticos”. O coordenador também relatou que promover o uso do medicamento de forma racional e correta, e a adesão do paciente ao tratamento é extremamente importante. O foco principal do serviço farmacêutico é contribuir com a melhoria da qualidade de vida do paciente. 

Os usuários atendidos pela Fundação contam ainda com o serviço de consulta Farmacêutica Ambulatorial para revisão da Farmacoterapia prescrita, onde são orientadas quanto às vias de administração correta do medicamento, possíveis reações adversas, benefícios da adesão ao tratamento e monitoramento do plano terapêutico.

Farmacêutico bioquímico, Charles Machado

O profissional Charles Ricardo Machado, farmacêutico Bioquímico no Hemocentro, também destacou o papel deste profissional para o diagnóstico de todas as doenças hematológicas. “Todo o processo da assistência laboratorial, os exames de diagnósticos laboratoriais, conta com a participação do farmacêutico Bioquímico”.

Entre os pacientes atendidos pelo Hemopa, está o gerente de vendas, Ronaldo Alves de Oliveira, 43, que  faz tratamento  para Hemofilia A (caracterizada pela deficiência ou anormalidade do fator VIII da coagulação), há mais de 30 anos na Fundação. Ele elogia o atendimento recebido. “Eu acho excelente. São profissionais atenciosos e de muita qualidade, todas as medicações que são prescritas estão disponíveis, tem agilidade do setor. Então, a gente não fica esperando ou na incerteza de saber se tem o medicamento ou não”, ressaltou o usuário.

A assistência oferecida pela Fundação Hemopa aos usuários, dispõe de uma equipe de multiprofissional composta por farmacêutico, médico, enfermeiro, técnico de Enfermagem, psicólogo, assistente social, pedagogo, fisioterapeuta, fisiatra e odontólogo.

A equipe de farmacêuticos, distribuída na hemorrede estadual, um total de 39,  sendo seis farmacêutico e 33 farmacêuticos Bioquímicos.

Serviço – A sede do Hemopa está localizada na Av. Serzedelo Corrêa com Caripunas, na Batista Campos. O atendimento aos pacientes é de segunda a sexta feira, das 7h às 18h. Mais informações 08002808118.

Texto: Vera Rojas com informações de Caio Brandão (estagiário)