Gestores do Hemopa passam com capacitação

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Expansão de conhecimentos, aprimoramento e atualização de lideranças em competências de gestão. Esses são alguns dos benefícios que virão com o Programa de Desenvolvimento de Líderes (PDL), iniciativa comprometida com a melhoria nos serviços prestados e no atendimento dos diversos públicos da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa). Os encontros começaram na segunda-feira, dia 21, e envolvem os gestores de toda a hemorrede estadual.

O PDL é conduzido pela Assessoria de Gestão de Pessoas (AGESP) da Fundação e tem como objetivo maior formar líderes. “Existem os gestores e existem os líderes. Queremos capacitar nossos gestores e potenciais gestores para serem realmente líderes; e isso será feito de forma contínua. Muitos deles têm conhecimento técnico, mas com pouca competência na gestão de pessoas”, explica Tereza Cruz, titular da AGESP.

Capacitação dos gestores do Hemopa pelo PDL.

Tereza ressalta que todas as ações do programa estão em consonância com o planejamento estratégico do Hemopa, o que inclui a humanização. “O grande desafio de qualquer gestor é exatamente a gestão de pessoas. Alguns deles estão adoecidos pela falta de competência para esse tipo de gestão, para lidar com a diversidade de culturas dentro de uma instituição. E é para resolver esse problema que criamos o PDL”, observa a gerente.

No dia 18, a presidente da Fundação, Ana Suely Saraiva, ministrou palestra sobre liderança, marcando o lançamento do programa. A capacitação foi estruturada em quatro módulos: líder na gestão de pessoas, líder transformador, líder na gestão pública e líder na entrega de resultados. Suas diferentes temáticas serão ministradas mensalmente, em encontros que variam de uma a cinco vezes ao mês, somando um total de 115 horas de conhecimento.

Palestra de lançamento do PDL com a presidente do Hemopa, Ana Suely Saraiva.

As temáticas do primeiro módulo iniciam já nesta segunda-feira e vão até o mês novembro com foco no autoconhecimento do gestor na busca do aprimoramento das suas competências. Os outros três módulos serão realizados em 2018 e irão abordar como as mudanças nos processos de trabalho interferem na gestão de pessoas, o aprimoramento do comprometimento na gestão pública e busca de resultados voltada à missão da instituição.