Governo entrega modernização de unidade do Hemopa em Capanema

Os avanços em modernização e ampliação da hemorrede estadual, realizados pelo Governo do Pará, por meio da vice-governadora Hana Ghassan e o presidente da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Paulo Bezerra, continuam em todas regiões paraenses. Nesta segunda-feira, 23, foi celebrada a entrega das obras do Hemonúcleo de Capanema, região dos Caetés, no nordeste do Estado, totalmente reformado com a mais moderna estrutura em hemoterapia para a população, somando o investimento global de R$ 650 mil.

Após nove meses em reconstrução, a unidade regional do Hemopa ganhou ampliação de ambientes, com destaque para a sala de coleta e laboratório da distribuição, além de investimentos em equipamento e mobiliários.

Foto: Bruno Carachesti / Agência Pará

Segundo o presidente do Hemopa, a previsão é de aumentar os estoques de sangue para a população local. “Destacamos que teremos um aumento de 62% nos atendimentos, elevando as doações mensais de 280 para mais de 400 doações por mês, garantindo ainda muito mais qualidade e segurança do sangue que vai para pacientes da rede hospitalar pública de Capanema e dos municípios vizinhos”, explicou o titular da instituição.

O Hemopa realiza a distribuição de bolsas de sangue para 10 hospitais regionais atendendo aos municípios de Capanema, Bragança, Salinópolis; Augusto Corrêa, Viseu, Tracuateua, Primavera, Quatipuru, Peixe-Boi, Nova Timboteua, Santarém Novo, São João de Pirabas, Ourém, Santa Luzia do Pará, Cachoeira do Piriá e Bonito.

Foto: Bruno Carachesti / Agência Pará

Para a vice-governadora Hana Ghassan, as obras entregues em Capanema mostram a importância da cidade. “Hoje entregamos um novo Hemopa em Capanema, que é um município importante para toda essa região do Caetés e para todo o Pará. O Hemopa está todo reformado, mais amplo, com melhores estruturas para a população e para os seus servidores” , destacou a vice-governadora.

Benedito dos Santos, agente comunitário de saúde em Capanema, esteve na nova unidade para doar sangue. “Eu já faço doação de sangue há mais de 15 anos e o que me levou a isso foi porque alguém um dia me disse que eu poderia salvar vidas, então não há nada mais importante do que ajudar pessoas, por isso venho ao Hemopa regularmente”, disse o doador.

Foto: Bruno Carachesti / Agência Pará

“Essa entrega da reforma do Hemopa representa uma conquista importante para o nosso povo de Capamena, é resultado de diálogos para trazer sempre o melhor à nossa cidade”, declarou o prefeito municipal de Capanema, Chico Neto.