Hemocentro de Santarém recebeu 121 bolsas de sangue no feriado de aniversário da cidade

Em Santarém, a segunda-feira (22) foi de feriado. A cidade comemorou 359 anos de história no Pará. Como forma de presentear os santarenos, o Hemocentro ampliou o horário de atendimento até às 17h.

Ingred Peres, auxiliar administrativa, foi uma dos 136 voluntários que compareceram no hemocentro. Ela aproveitou que não teria expediente de trabalho para passar no Hemocentro. “Este é um ato que não tem explicação. Estamos salvando vidas com apenas uma doação. É uma sensação de gratidão para mim”.

Doadora Ingred Peres, auxiliar administrativa

Sentimento que também é compartilhado pelo professor Jeferson Sousa, “Não tem como mensurar essa satisfação de poder ajudar a salvar vidas. Para toda a categoria da educação é uma forma de retribuir e ser útil com a sociedade”, disse o professor que faz parte do Sindicato dos Professores Municipais de Santarém.

Para presentear os voluntários que compareceram, a equipe do Hemopa Santarém fez um bolo especial e o lanche oferecido aos doadores após a doação estava em clima junino. “Hoje é um dia especial e por isso planejamos ampliar o horário da coleta como forma de presentear os cidadãos com mais tempo para efetuarem a doação de sangue. Estamos em um momento difícil, lutamos todos os dias para manter o estoque adequado, mas temos a esperança de que isso vai passar logo. Nosso parabéns vai não só para Santarém, mas para todos que ajudam a salvar vidas nesta região”, ressaltou Joaquim Azevedo, gestor do Hemocentro Regional de Santarém.

O Hemocentro Regional de Santarém atende 9 Agências Transfusionais e 11 hospitais da região Oeste do Pará. Além disso, também está na assistência do Hospital de Campanha montado no município. O atendimento transfusional é ininterrupto, por isso o estoque de sangue do Hemopa deve estar sempre adequado.

Critérios para doar sangue

Para ser um doador é preciso ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

É importante lembrar que todas as medidas de segurança e higienização estão sendo tomadas. A unidade tem álcool 70% disponível para todos que acessam o espaço e o distanciamento entre as cadeiras da recepção está sendo respeitado. A doação de sangue é segura e não oferece risco de contágio ao novo coronavírus.