Hemopa Abaetetuba recebeu 73 voluntários da doação de sangue na campanha de domingo

Text_2

O Hemonúcleo de Abaetetuba abriu neste domingo, 13, para receber uma caravana solidária da Igreja Adventista do Sétimo Dia que movimentou a unidade de coleta. No total, 73 voluntários compareceram para fazer a doação de sangue, dos quais 53 estavam aptos e puderam doar.

De acordo com Doni Maués, um dos coordenadores da ação, desde 2008 a Igreja Adventista firmou parceria com o Projeto ‘Vidas por Vidas’ que tem como objetivo mobilizar cidadãos à causa da doação de sangue. “É através deste projeto que sentimos uma alegria muito grande em poder ajudar as famílias que têm um ente querido que passa pela necessidade de fazer uma transfusão de sangue”, destacou.

O Hemonúcleo de Abaetetuba é responsável pelo atendimento transfusional de 11 municípios. E de acordo com a gestora da unidade Alana Cruz, a abertura esporádica aos domingos atende uma demanda de voluntários. “Muitos grupos nos procuram pedindo para doarem no sábado e no domingo. Então avaliamos a necessidade e fazemos a abertura programada. Assim conseguimos abraçar a todos que desejam realizar este ato de generosidade. A exemplo da caravana da Igreja Adventista que foi um sucesso”.

A doação de sangue é um gesto de amor ao próximo e pode ajudar a salvar muitas vidas. Os interessados em realizar caravanas em Abaetetuba e região, como a Igreja Adventista, basta entrar em contato com Hemopa pelo telefone (91) 98568-3396.

O Hemonúcleo fica na Avenida Santos Dumont, S/N (São Lourenço). O atendimento é de segunda a sexta, das 7h às 12h30.

Quem pode ser um doador de sangue

O voluntário deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar em boa condições de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).

Quem teve Covid-19 deve esperar 30 dias após a cura para doar. E quem teve contato com pessoas que tiveram Covid-19, deve esperar 14 dias após o contato.