Hemopa Abaetetuba trabalha a sensibilização de doadores de sangue

Text_2

Uma das estratégias de captação de doadores de sangue é a sensibilização por meio de palestras educativas. A Fundação Hemopa está sempre em busca de parcerias e os profissionais dispostos a fomentar a importância de ser um voluntário da doação.

Na última terça, dia 22, a equipe do Hemopa Abaetetuba esteve no quartel do Tiro de Guerra da cidade para conversar sobre os impactos que a baixa de estoque de sangue pode causar na rede hospitalar. As palestras foram ministradas pela assistente social, Marléa Sobrinho, e para respeitar o distanciamento social e as exigências sanitárias durante este período de pandemia, os militares foram divididos em duas turmas.

O Exército Brasileiro sempre foi parceiro da doação de sangue.

“Novamente nosso estoque está em baixa em decorrência a pandemia. Com intuito de fortalecer nosso banco de sangue, as parcerias são  ferramentas valiosas. É bom ressaltar que estamos intensificando o processo de sensibilização em prol das doações de sangue em meio a pandemia,  desmitificando os tabus criados e que muitas vezes atrapalham o processo de doações”, destacou Alana Cruz, gerente do Hemopa Abaetetuba.

Raissa na primeira doação.

Durante toda a semana, o Hemopa Abaetetuba vai receber os atiradores para a coleta de sangue. Importante destacar que todas as unidades da Fundação Hemopa estão seguindo com todas as orientações do Ministério da Saúde sobre a disponibiizade de álcool 70% para todos os usiários, promover o distanciamento entra as cadeiras de atendimento ao doador e higienizar  espaço adequadamente. A doação de sangue é segura e não oferece risco de contaminação ao novo coronavírus.

A enfermeira Raissa Maués, de 23 anos, chegou ao Hemopa Abaetetuba para realizar a primeira doação de sangue. “Eu sempre tive vontade de doar e agora deu certo. Acho muito importante este ato, principalmente pelo momento difícil que estamos vivendo. Espero poder ajudar muitas pessoas”.

O Hemopa Abaetetuba está localizada na Avenida Santos Dumont, S/N (São Lourenço) e realiza a coleta de sangue de segunda a sexta, das 7h30 às 12hh30. Mais informações:  (91) 98568-3396

Quem pode doar – O cidadão que deseja fazer a doação de sangue precisar seguir os critérios básicos:

  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal);
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar em boas condições de saúde.

No momento do cadastro, é obrigatório apresentar um documento de identificação oficial, original e com foto (RG, CNH, passaporte ou carteira de trabalho).

Quem teve Covid-19 também pode voltar a doar sangue, só precisa esperar 30 dias após a cura. Quem teve contato com pessoas que tiveram a doença deve esperar 14 dias após o último contato.

Para quem recebeu a vacina Coronavac/Butantã, são 48 horas de inaptidão para doação de sangue, após cada dose. Já a vacina AstraZeneca/Fiocruz, são 7 dias após cada dose. Se o candidato à doação de sangue não souber qual imunização fez, só poderá voltar a doar sangue, após 7 dias.