Hemopa agradece doação de pais e filhos que salvam vidas

Com o diagnóstico de aplasia medular há três, o estudante Seije Mateus Gonçalves Silva, 22, necessita de transfusão de sangue uma vez por semana para manter sua qualidade de vida. Neste domingo, 12, ele vai comemorar o Dia dos Pais, graças à solidariedade de pessoas anônimas que salvam vidas, diariamente. “Só tenho gratidão por eles”, destaca o paciente que luta contra essa doença hematológica caracterizada pela produção insuficiente de células sanguíneas na medula óssea.

Ele recebe tratamento hematológico na Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa)  desde que foi diagnosticado com a patologia. Mas, todos os problemas associados à luta pela recuperação de sua saúde, não lhe tira a esperança pela vida. Para ele, a figura doador de sangue é muito importante. Por isso Seije consegue desempenha suas atividades diárias. “Esses voluntários salvam pessoas, sem olhar para quem. Meu muito obrigado a todos vocês”, ressaltou, admitindo que “vezes fica preocupado com a eventual redução do número de doações, mas sempre tudo é resolvido com a solidariedade dos doadores de sangue.

Um desses doadores a que Seije agradece, está o vigilante Antônio José Braga Garcia, 53, que salva vidas desde 1985, quando ainda era militar. Ele salvou centenas de vidas com as suas coletas de sangue. “Minha primeira doação foi indicação do meu superior. Gostei da experiência e decidi doar voluntariamente e, sempre quem possível, atendo pedidos de familiares e amigos”, destaca.

Pai de um casal de filho, Antônio tem o orgulho de revelar que deixou sua herança de solidariedade à filha Alana Jéssica Vilhena Garcia, que era companhia constante em suas doações. Ela teve o pai como exemplo e, aos 17 anos fez sua primeira doação de sangue. Hoje com 19, afirma que o espírito de cidadania vem de berço. “Doamos sangue sem saber a quem”.

Seu Antônio e sua filha, Alana, doando sangue.

Responsável pelo abastecimento da rede hospitalar do Estado, o Hemopa enfrenta alguns desafios para manter o estoque de sangue para atendimento integral da demanda. “Agradecemos a todos que disponibilizam um pouco do seu tempo para salvar vidas”, comentou a gerente de Captação de Doadores, a assistente social Juciara Farias, que convoca doadores de sangue, especialmente, com os tipos sanguíneos O Negativo e B Negativo.

Ela aproveitou a oportunidade para agradecer e parabenizar os doadores pais pelo seu dia comemorado no próximo domingo, 12. “Eles amam duplamente: seus filhos e os filhos de outras pessoas ao doar seu sangue para salvar vidas. Parabéns a todo vocês”.

A assistente social lança o convite para aquelas pessoas que ainda não doaram sangue, aproveitar este sábado para presentear quem precisa de sangue para sobreviver.

Para ser um candidato à doação de sangue, basta ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e portar documento de identificação oficial, original e com foto. Homens podem doar com intervalo de dois meses e mulheres, a cada três meses.

Serviço: O Hemopa funciona na Tv. Padre Eutíquio, 2109, de segunda sexta de 7h30 às 18h e, aos sábados de 7h30 às 17h. Na Estação de Coleta Castanheira, de segunda sexta de 7h30 às 18h e, aos sábados de 7h30 às 17h. De segunda a sexta-feira, de 10h às 18h, o serviço também é oferecido no posto da Ação Cidadania do Pàtio Belém. Mais informações: 0800 280 8118.